O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems), Rodrigo Buarque, destacou nesta segunda-feira (24) no Workshop Blindagem Emocional, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), a importância da discussão da temática desse evento que reúne mais de dois mil profissionais municipais de Saúde do Estado.
“Sabemos da importância da saúde emocional do profissional de qualquer área e quando falamos dos que atuam na saúde, por exemplo, reconhecemos que o nível de estresse é ainda maior, já que eles lidam diariamente com vidas”, afirmou Rodrigo, acrescentando que a iniciativa inédita do Conisul mostra a preocupação da instituição com o bem-estar dos que fazem a saúde pública municipal.
Vale ressaltar que a ação tem como objetivo fortalecer a saúde mental dos trabalhadores da linha de frente, promovendo acolhimento, escuta qualificada e estratégias de enfrentamento ao estresse e à sobrecarga emocional vivenciada no cotidiano das unidades de saúde. O workshop abordará temas como inteligência emocional, gestão do estresse, comunicação não violenta, mindset de crescimento e reconexão com o propósito no serviço público.
De acordo com o superintendente do Conisul, Pedro Madeiro, a proposta é oferecer ferramentas práticas para que os servidores enfrentem os desafios diários com mais equilíbrio e confiança. “Acreditamos que investir no cuidado com quem cuida é um passo essencial para fortalecer a gestão pública e garantir serviços de saúde mais humanizados e eficientes. Serão momentos que vão trabalhar a blindagem emocional do servidor e levá-los a uma análise própria de suas ações e ao fortalecimento, enquanto profissional e ator de todas as áreas da sua vida”, concluiu.










