Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) indica que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, estão tecnicamente empatados em um eventual 2º turno das eleições presidenciais de 2026. O levantamento aponta 42% das intenções de voto para o presidente e 39% para Bolsonaro, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

O levantamento, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro com 2.004 entrevistados, mostra que a vantagem de Lula em relação a outros adversários também diminuiu. No caso de Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr., Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Eduardo Bolsonaro e Eduardo Leite, o presidente oscilou para baixo ou manteve pequena diferença dentro da margem de erro.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, “medir Bolsonaro, mesmo inelegível, ajuda a entender o teto de uma candidatura de oposição”. A pesquisa ainda aponta aumento da rejeição de Lula entre eleitores independentes, queda da parcela de contrários à candidatura de Bolsonaro e manutenção de maioria contrária à reeleição do atual presidente, com 59%.

No 1º turno, Lula lidera em todos os cenários estimulados, mas com diferença apertada frente a possíveis adversários. Entre os entrevistados, 24% preferem candidatos sem ligação com Lula ou Bolsonaro, reforçando o espaço para alternativas fora do confronto principal.