O histórico município de Santa Luzia do Norte, uma das mais antigas povoações de Alagoas, que celebrou 415 anos de fundação em 13 de abril de 1610, foi destaque na XI Bienal Internacional do Livro de Alagoas através de um de seus filhos mais ilustres: Pedro Soares dos Santos, o "Poeta Pedão".

O santaluziense participou de dois livros coletivos, levando a história e a cultura de sua terra para o público da Bienal:
📖 "OS LITERATOS E NOTÁVEIS DA TERRA D0S MARECHAIS DE ONTEM E DE HOJE"
Neste volume, o Poeta Pedão utilizou a Literatura de Cordel para relatar a vida e a trajetória de figuras femininas gigantes na história do município, além de um ícone da música local:
- Professora Maria Tereza de Araújo Lima: Uma personalidade fundamental e um divisor de águas para a Educação de Santa Luzia do Norte.
- Dona Anézia: Parteira, Rezadeira e Patrimônio Vivo do Estado, que nos deixou aos 112 anos.
- Sanfoneiro Xameguinho: Cuja história de vida e trajetória foi também homenageada no livro, após seu falecimento em julho deste ano.
📖 "Contando Alagoas"
No segundo livro, o Poeta Pedão dedicou-se a destacar a própria história de Santa Luzia do Norte, apresentando os atrativos que a cidade possui e que merecem ser vistos, divulgados, valorizados e visitados por alagoanos e turistas.
Um Legado de Amor à Terra
Com sua quarta participação na Bienal, o Poeta Pedão soma nove trabalhos publicados em seis livros – sendo dois solos e quatro coletivos. Para ele, a realização é imensa:
"Não tenho palavras para classificar minha alegria, emoção, satisfação e a certeza do dever cumprido. Minha missão desde 1977 foi divulgar as coisas boas de minha Santa Luzia do Norte, seja dentro do nosso Estado ou fora dele. Por onde já passei sempre deixei elevado o nome de minha terra, sempre fiz, faço e continuarei fazendo esse papel, de maneira espontânea e gratuita," enfatizou o Poeta.
O reconhecimento e a admiração recebidos, especialmente fora de seu local de origem, são a maior recompensa para o poeta, que finaliza citando o cantor Diogo Nogueira: "Estou fazendo a minha parte".










