O Sebrae Alagoas reforçou seu compromisso em fortalecer os pequenos negócios, promover inovação e ampliar o protagonismo dos empreendedores alagoanos durante a 75ª Expoagro, uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. Ao longo dos dez dias de programação, o Empório e a Praça de Alimentação do Sebrae receberam mais de 12 mil visitantes, gerando oportunidades de crescimento, visibilidade e novos mercados para empreendedores de diversas regiões do estado.
Participando pela primeira vez da feira, Wilson Siqueira, da BBQMCZ, empresa especializada em churrasco americano, parrilla e burgers para eventos, contou que a experiência foi positiva e superou as expectativas. O negócio alcançou um faturamento de R$ 21 mil durante o evento.
“Foi nossa primeira feira voltada para o segmento agro, mas a experiência em grandes festivais nos ajudou muito na execução e na entrega. Quase todos os dias atingimos nossa meta e, no final, o saldo foi bastante positivo, graças a Deus”, compartilhou Will.

Will, da BBQMCZ, conquistou o público com hambúrgueres defumados e muito sabor na Praça Sebrae. Foto: Julio Vasconcelos
Segundo o empreendedor, o diferencial está na qualidade dos insumos e na técnica de defumação, que garantem uma experiência única aos clientes.
“Temos um produto diferenciado, desde a escolha dos insumos de qualidade até a defumação, que eleva o sabor de cada preparo, do simples burger às costelas defumadas com molho barbecue. A maior prova disso é o retorno do público. Ouvimos muitas vezes: ‘O melhor hambúrguer que comi’ ou ‘Onde vocês ficam? Tem no iFood?’. Isso é muito gratificante”, contou.
Além dos bons resultados de vendas, Will destacou a importância das conexões criadas durante o evento. “O que mais me deixou feliz foi a conexão com outros empreendedores, que também são pequenos negócios, dentro do espaço Sebrae. Networking é tudo, e aqui conquistamos novos clientes e parcerias. Pretendemos agora estar ainda mais próximos do Sebrae, que sempre acolhe, orienta e ajuda a planejar e executar nossas ações”, afirmou.
Quem também teve um bom resultado durante a feira foi o empreendedor Maurício César Brandão, do Engenho São Lourenço, de Água Branca, que levou sua produção de rapadura de diversos da sabores e tamanho, além de sorvetes artesanais. A empresa tem mais de duas décadas de parceria com o Sebrae, que ajudou a modernizar o tradicional engenho fundado por sua família em 1920.
Sabores e identidades locais em destaque
A participação dos empreendedores foi cuidadosamente planejada para representar a diversidade e a força da produção alagoana. No Empório Sebrae, o público pôde conhecer e degustar produtos de dez empresas atendidas pelo programa MOVE, entre elas: O Cortiço, Engenho São Lourenço, Arekus, Batalha, Ducamp, Cacau Matriz, Piaçava Guassu, Maná, Ouro Vermelho e Chips da Terra.
Já na Praça de Alimentação Sebrae, os visitantes saborearam o melhor da gastronomia regional com marcas como BBQMCZ, Acarajé da Reh, Brownie do Helton, Paula Siqueira Doceria e Pizza Gourmet.
A Expoagro se consolidou como uma vitrine de sabores, produtos e experiências, impulsionando o empreendedorismo local e contribuindo para o fortalecimento da economia alagoana. Entre os expositores, Gutenberg Fonseca, representante da empresa O Cortiço, destacou a importância da feira como espaço de visibilidade e relacionamento com o público.
“Acredito que já participamos de 10 a 15 edições. É uma feira essencial para fortalecer a marca, alcançar novos públicos e manter o contato direto com o cliente. Mesmo que a pessoa não compre na hora, ela conhece a marca, e isso gera oportunidades futuras”, destacou.

Com mel e tradição, Gutenberg, da O Cortiço, celebrou mais uma edição de sucesso na Expoagro. Foto: Julio Vasconcelos
Com 41 anos de mercado, a O Cortiço trabalha com produtos de origem animal, especialmente derivados da abelha, como mel, própolis e misturas com extratos vegetais (limão, gengibre, agrião, alho, entre outros). Entre os produtos mais procurados estão o mel com favo e o renovador de energia, que se destacam pela originalidade e qualidade.
“O mel com favo tem uma ótima saída, e o renovador de energia é um produto difícil de encontrar. Muitas lojas não revendem, então o público aproveita a feira para levar. A gente sempre procura inovar, não só para a Expoagro, mas de forma constante, oferecendo produtos diferenciados”, afirmou Gutenberg.
O empresário também ressaltou a parceria de longa data com o Sebrae, que acompanha a empresa há cerca de 25 anos. “O Sebrae tem sido um grande parceiro. Costumo dizer que onde tem a mão do Sebrae, a empresa tem tudo para dar certo. Ele nos ajuda tanto com orientações internas quanto abrindo portas em rodadas de negócios, redes de mercado e farmácias”, completou.

Empreendedores alagoanos mostrando a força dos pequenos negócios com o apoio do Sebrae Alagoas na 75ª Expoagro. Foto: Julio Vasconcelos
Para o analista do Sebrae Alagoas, Vitor Pereira, participar da Expoagro é uma forma de dar visibilidade ao trabalho dos pequenos empreendedores e fortalecer o ecossistema local de negócios. “O Sebrae fez uma curadoria voltada para o agro, selecionando negócios com produtos que expressam a identidade alagoana. A feira é um espaço de visibilidade, mas também de vendas, dez dias em que os empreendedores têm contato direto com o público e com potenciais compradores. É uma forma concreta de impulsionar a economia regional e valorizar quem produz em Alagoas”, afirmou.










