Na manhã desta terça-feira (4), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu a palestra “Educação Inclusiva: Caminhos para garantir a aprendizagem para todos”, durante a programação da 11ª Bienal do Livro de Alagoas. Realizado na Sala Jatiúca, no 1º andar do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o encontro contou com palestra do psicólogo e educador, Elton Silva de Lima, e a mediação da coordenadora de Educação Especial da Semed, Pollyana Satírio.

O debate propôs uma reflexão sobre os limites, as possibilidades do presente e a construção de um futuro mais inclusivo, abordando as diferentes concepções teóricas e metodológicas acerca da Educação Inclusiva, com destaque para a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). A abordagem científica, amplamente utilizada na Psicologia e na Educação, foca na interação entre o indivíduo e o ambiente, buscando promover aprendizagens socialmente relevantes com base em evidências.

Durante a palestra, Elton destacou a importância de compreender o trabalho com educação inclusiva como um processo contínuo e coletivo. “Trabalhar com educação especial e inclusiva é um trabalho tão quilométrico, tão longevo e árduo quanto construir uma Muralha da China ou uma Catedral de Notre-Dame. É uma obra de longo prazo. É muito possível que nós não vejamos o resultado final ideal, mas devemos dar início à construção, tijolo por tijolo, para que nossos filhos e aprendizes deem continuidade, para que seja um legado para o futuro”, afirmou.

O palestrante ressaltou, ainda, o papel importante da formação docente e da capacitação em práticas baseadas na ciência, especialmente diante do aumento significativo do número de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas.

“Não basta apenas incluir, é preciso oferecer suporte com equidade. Essas crianças precisam de apoio pedagógico e comportamental, e isso passa pela formação dos professores. Quando os educadores aprendem mais e melhor, conseguem ensinar mais e melhor também, com base em ciência, mas sem perder o afeto e o olhar individualizado para cada criança”, completou.

Para a mediadora Pollyana Satírio, a atividade foi de reafirmação do compromisso da Semed em construir uma rede pública de ensino mais acolhedora e acessível. “Falar de educação inclusiva é falar sobre respeito, empatia e valorização das diferenças. É compreender que cada criança e estudante tem um jeito próprio de aprender, e que cabe a nós, educadores, buscarmos caminhos e práticas que garantam a participação e o desenvolvimento de todos. Como coordenadora da Educação Especial, é uma satisfação representar a secretaria neste momento de diálogo e formação”, destacou.