O conhecimento da sala de aula vai ganhar vida na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Mais de 600 escolas já estão agendadas para oportunizar aos seus alunos uma visita ao maior evento cultural e literário do Estado, que esse ano homenageia a África. Os temas estudados nas aulas poderão ser vistos em cada pedacinho do Centro de Convenções.

“Já estamos com a expectativa de atingir mais de 80 municípios, então, grande parte de Alagoas vai estar aqui na Bienal. Também recebemos interesse de escolas de Sergipe e de Pernambuco. Como sempre, é uma expectativa muito grande e, particularmente esse ano, por se tratar de um tema que é muito debatido em sala de aula, e eu tenho certeza que a Bienal só vai enriquecer ainda mais esses alunos que estão vindo para curtir e aproveitar o evento”, destacou Cristiane Honorato, membro da Comissão de Assessoria Pedagógica e de Interlocução com as Escolas.

Logística de recepção

A equipe da Bienal responsável por atender as unidades de ensino tem preparado uma logística pensada em fazer uma experiência agradável e segura para as crianças e jovens. A partir do sábado, dia 1° de novembro, as primeiras escolas começam a chegar. Serão cerca de 30 instituições por turno, ou seja, 90 por dia, até o domingo, 9 de novembro.

“O nosso objetivo é sempre receber da melhor forma, então a gente está agendando apenas 50 pessoas por instituição, incluindo professores e alunos, para obedecer às orientações do Corpo de Bombeiro, que limita agendar até dois mil alunos por turno”, explicou Cristiane, reforçando que essa logística também permitiu que mais escolas fossem contempladas.

Com a Bienal abrindo as portas mais cedo para as escolas, a partir das 9h, a recepção aos ônibus das instituições no estacionamento do Centro de Convenções começa às 7h30. Na Tenda de Acolhimento montada no local, os monitores vão controlar a ordem de chegada, orientar e sugerir a programação disponível, visando a faixa etária dos alunos, e conduzir até o local da atividade.

Os professores serão responsáveis por guiar a turma durante a visita e todos terão acesso livre para circular na feira. A dica da comissão do evento é para que os alunos estejam com crachá ou fardamento para melhor identificação. A Bienal dispõe de praça de alimentação e espaço de convivência para refeições rápidas.

A escola que ainda quiser agendar uma visita, Cristiane alerta que restam poucas vagas para os domingos, dias 2 e 9 de novembro. “A ideia é receber com qualidade, para que as escolas também possam aproveitar da melhor forma o evento e voltar para casa com o gostinho de quero mais, daqui a dois anos”, brincou.

Sobre a Bienal

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.

Sob a curadoria do professor Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, o maior evento cultural e literário do estado também tem como parceiros a plataforma de eventos Doity, a rede de Hotéis Ponta Verde, o Sesc, a Prefeitura de Maceió e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além das secretarias de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) de Alagoas.