Faleceu nesta quinta-feira (30), aos 74 anos, o lutador e professor de educação física José Cabral. A informação foi confirmada pelo jornalista Edberto Ticianeli, que relatou a morte em texto publicado nesta sexta-feira, 31.

Cabral era natural de Maceió e ficou conhecido por sua trajetória marcante nas décadas de 1960 e 1970, quando se destacou nas competições de Luta Livre Americana, conhecida como Vale Tudo. Ele era faixa preta em judô e venceu diversas lutas locais.

José Cabral foi preparador físico do CRB,  foi presidente da Federação Alagoana de MMA (FAMMA) e atuou como instrutor de defesa pessoal no curso de formação da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). 

O lutador e professor protagonizou rivalidades históricas com outros lutadores  de Alagoas como Cícero Dragão, China e Nino Reginaldo.

O presidente da Federação Alagoana de Judô, Eduardo Guedes, prestou homenagem ao mestre. "A Federação se une à família e a toda comunidade do judô para lamentar profundamente a perda do professor José da Costa Cabral. Ele dedicou grande parte da vida ao judô, ensinando, orientando e inspirando atletas e professores de todo o estado. Já foi presidente da Federação e sempre atuou com amor e compromisso pelo esporte”.

Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

 

*Foto: Globo Esporte