Em clima de Halloween, celebrado mundialmente no dia 31 de outubro, o bairro do Jaraguá recebe mais uma edição da Festa das Sáficas, evento criado por e para mulheres que movimentam a cena cultural de Maceió. A segunda edição acontece no dia 8 de novembro, a partir das 22h, reunindo muita música e fantasias de arrepiar.

A festa conta com atrações alagoanas, como as Dj’s Emilly Farias e Dalla$. A proposta do evento é ser um espaço voltado para mulheres sáficas e pessoas não binárias, além criar um espaço seguro e celebrar a diversidade da comunidade.

“Cada evento nosso é um ato político. Passa de ser uma festa ou um espaço de lazer, claro, nossa intenção também é que as sáficas curtam, mas temos o conhecimento de que são atos políticos. São atos de resistência. E ao celebrar nossa existência, damos voz e liberdade à nossa própria comunidade”, disse Clariar, uma das organizadoras do evento.

A organizadora ainda destaca que, ao existir um evento voltado para a comunidade sáfica, “abrem-se caminhos e espaços para que outros eventos, tanto para a comunidade sáfica quanto para outras partes da comunidade LGBTQIAPN+, possam existir”.

Além das atrações musicais, a programação do Halloween das Sáficas inclui um concurso de fantasias, com prêmios como um voucher para tatuagem e um ingresso para o Réveillon Possa Crer.

Confira quem vai agitar a noite

Emilly Farias 22h - 23h30min, pop internacional

Àdija Rocha 23h30min - 1h, pop nacional

Dj Dalla$ 1h - 2h30min, brega funk

Dj Clariar 2h30min - 4h, funk

A Festa das Sáficas

Criada em 2024, a festa, que também tem encontros em sessões de cinema, karaokê e vôlei, pode ser entendida como um espaço ligado à luta por visibilidade lésbica e bissexual em Maceió.

Com as alagoanas Clariar, Lívia Maria e Maria Helena à frente do evento, a Festa das Sáficas é um espaço de valorização da cultura queer na capital.

“Os eventos da Festa das Sáficas têm o papel de ser um espaço seguro e também o de fortalecer essa nossa sensação de comunidade. E eu percebi que a comunidade sáfica em Maceió e, em geral, vem se fortalecendo e se unindo cada vez mais a cada evento que fazemos e a cada movimentação cultural que proporcionamos, sabe? E é sobre dar voz, é sobre ouvir as nossas histórias por pessoas da nossa comunidade”, ressaltou Clariar.

Na última terça-feira (28), as sáficas também ocuparam o Centro Cultural Arte Pajuçara para a terceira edição do Cine Sáfico de Halloween.

Serviço

O quê: Halloween das Sáficas

Quando: Sábado, 8 de novembro, a partir das 22h

Onde: Rex Jazz Bar – Bairro do Jaraguá, Maceió (AL)

Entrada: Ingressos no site

Programação: Música e concurso de fantasia