Cerca de 1.800 mulheres mostraram a força do campo no 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, um evento voltado à troca de experiências, ao fortalecimento da liderança feminina e à valorização de iniciativas empreendedoras no meio rural. Com programação diversificada, o Encontro reuniu painéis, palestras e pitches de produtoras rurais, conectando histórias que refletem a força, a diversidade e a inovação das mulheres no agro. O evento foi realizado na última segunda-feira (27), no Espaço Fábrica de Eventos, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
A iniciativa é promovida pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, criada pelo Sistema Faeal/Senar, com o apoio do Sebrae Alagoas. Durante a abertura, a diretora Administrativa e Financeira do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, que também representa o estado na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi homenageada pelo trabalho em prol do protagonismo feminino no campo.
“Ninguém faz nada sozinho. Agradeço a confiança da CNA na Comissão Nacional e parabenizo todas as mulheres da nossa Comissão Estadual, que percorrem o estado levando conhecimento e reconhecendo o valor das mulheres do campo. Esse é um momento muito especial, pensado com carinho para cada uma de vocês. Seguimos juntas”, destacou Juliana.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas e presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva, também reforçou a importância do evento. “Esse evento cresce a cada ano e ganha uma dimensão ainda maior, o que reforça a importância de cada uma de vocês nessa atividade tão essencial para o Brasil e, em especial, para o nosso estado. Esse espaço que vocês conquistam é legítimo e precisa ser ocupado com orgulho”, afirmou.
A presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, Morgana Tavares, celebrou o crescimento e o alcance do evento. “Agradecemos a todas as caravanas que vieram para o nosso encontro, do litoral ao sertão de Alagoas. É uma alegria imensa realizar o maior evento de mulheres do agro do estado. Obrigada pela confiança. Nosso objetivo está sendo alcançado: fazer com que vocês se protagonizem cada vez mais”, ressaltou.
Também participaram da cerimônia de abertura o diretor Técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima; o senador por Alagoas, Fernando Farias; o presidente da Faeal/Senar, Álvaro Almeida; a vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Antonielly Rottoli; as deputadas Fátima Canuto e Carla Dantas, além de todas as integrantes da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas.
Histórias que inspiram e transformam o campo
A programação do dia teve início com o painel “Made in Alagoas”, com Gabriela e Isabela Carneiro. As irmãs compartilharam a trajetória inspiradora da empresa da família, a Sabalanga Agronegócio, da cidade de Viçosa, um exemplo de inovação e orgulho local. “O que mais me orgulha é saber que um projeto que começou com o esforço do meu pai, com sua dedicação e sonho, tem se tornado referência no estado de Alagoas. Isso mostra que o interior também tem força, gera emprego e renda”, destacou Gabriela.
Na sequência, Mazé Lima, da Mazé Doces, apresentou a palestra “Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos”, na qual compartilhou sua jornada no empreendedorismo rural e mostrou que acreditar em si mesma é o primeiro passo para transformar sonhos em realidade. “Acreditem nos seus sonhos, nos seus propósitos de vida. Trabalhem muito, realizem e sejam felizes. Quando a gente acredita, não importa o meio em que estamos, conseguimos realizar”, incentivou Mazé.
Representantes das federações do Paraná, Ceará, Espírito Santo, Sergipe e da CNA Nacional participaram do painel “Lideranças Femininas do Agro”, mediado pela analista do Sebrae Alagoas, Camila Nascimento. “O nosso maior desafio hoje é estar posicionada e dar voz a todas as outras mulheres. Estarmos dentro do sistema, com abertura para buscar políticas públicas para o nosso setor e para as mulheres, já é uma grande vitória”, destacou Antonielly Rottoli, vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro.
O encerramento ficou por conta da palestra “Novas Vozes do Agro”, com a engenheira agrônoma e comunicadora Lígia Pedrini, que abordou temas como representatividade, inovação e o papel da comunicação como ferramenta de transformação no setor.
Protagonismo no campo
O Encontro também contou com a participação de Lumara Rosendo, operadora de máquinas agrícolas da Usina Caeté, que representa as mulheres que estão conquistando espaços tradicionalmente masculinos.
Ao longo do evento, diversas produtoras rurais subiram ao palco para apresentar seus negócios e mostrar, na prática, o impacto do protagonismo feminino no campo. Cada história apresentada foi uma semente de inovação, coragem e transformação que fortalece o agro alagoano. “Hoje tenho muito orgulho em dizer que sou produtora de plantas e flores ornamentais do município de Mar Vermelho. Depois que me aposentei, senti a necessidade de continuar ativa, aprendendo e crescendo. Aprendi que a terra ensina tanto quanto uma sala de aula, e que cada planta é uma lição de vida, de esperança, de cuidado e de paciência. Agradeço ao Sebrae e a todos os envolvidos nesse projeto”, compartilhou Edvane de Souza, uma das produtoras participantes dos pitches.
Presente no Encontro pelo segundo ano consecutivo, Russana Melo, que atua no programa Agroamigo do Banco do Nordeste, destacou a importância do evento. “É muito importante estar aqui junto dessas mulheres que participam do agronegócio, conhecendo suas expectativas e transformando isso em oportunidades”, afirmou.










