As obras das exposições são fruto de oficinas de arte realizadas em 10 municípios alagoanos, envolvendo 200 usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs); mostras serão realizadas em Maceió e Arapiraca

A força criativa que nasce da liberdade e da escuta sensível dá forma à exposição “Imagens do Inconsciente”, que acontece de 4 a 28 de novembro, na Galeria do Anexo do Teatro Deodoro, em Maceió, e de 5 a 23 de novembro, no Partage Shopping Arapiraca. A mostra é parte do projeto “Nise em Cores e Formas”, idealizado pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com apoio do Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, em homenagem aos 120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial na humanização do tratamento em saúde mental.

As obras que compõem a exposição são fruto de 80 oficinas de arte realizadas em 10 municípios alagoanos, envolvendo 200 usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). O resultado é uma coletânea de cores, texturas e formas que revelam o inconsciente, os afetos e o poder de expressão de pessoas que, como defendia Nise, encontraram na arte uma forma de cura, autonomia e dignidade.

As oficinas foram conduzidas pela Rede Alagoana de Artistas Visuais para a Saúde Mental, criada especialmente para o projeto e formada por artistas, arte-educadores e oficineiros que acompanharam de perto o processo criativo dos participantes. A ação também deixou sua marca em forma de murais e intervenções artísticas espalhadas por cidades como Arapiraca, Capela, Maceió, Penedo, Palmeira dos Índios, Piranhas, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares e Matriz de Camaragibe, fortalecendo a presença da arte nos espaços públicos e de convivência.

Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, a iniciativa vai além de celebrar o legado de Nise da Silveira.

“A exposição evidencia o papel das políticas públicas de saúde mental e cultura em Alagoas, ao unir arte, afeto e inclusão. As obras expostas são expressões de mundos interiores, cada uma revelando a potência criadora que habita em todo ser humano, especialmente naqueles que enfrentam o estigma da loucura”, ressaltou.

A curadoria é assinada pela escultora Marta Arruda, com supervisão da produtora Patrícia Mourão, e coordenação da Supervisão da Atenção Psicossocial (SUAP) da Secretaria de Estado da Saúde, Thereza Cristina Tenório.

 

Serviço

Exposição “Imagens do Inconsciente” – Projeto Nise em Cores e Formas

Maceió

Local: Galeria do Anexo – Teatro Deodoro

Período: 4 a 28 de novembro

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h

 

Arapiraca

Local: Partage Shopping Arapiraca

Período: 5 a 23 de novembro

Horário: Domingo a domingo, das 10h às 22h