Em Maceió, alunos do 5º ano da Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada no bairro do Poço, receberam um reforço especial na preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que já começaram a ser aplicadas em todo o país. O exame avalia a qualidade da educação básica em escolas públicas e privadas.

A contribuição veio de um grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola SEB Bilíngue Maceió, que elaborou e ministrou aulas preparatórias de Português e Matemática para os alunos da Zaneli Caldas. Todo o material de estudo foi produzido em parceria com os professores da SEB, com base no conteúdo do SAEB, e aplicado nas escolas públicas por meio do projeto Compartilha SEB.

Os aulões ocorreram na segunda (20) e na terça-feira (21) desta semana, promovendo momentos de troca e aprendizado entre os participantes. Para Luiza Caetano, estudante da SEB, a experiência foi enriquecedora:

“Foi uma experiência muito legal, tanto pra gente que estava ensinando quanto para os alunos. Tenho certeza de que eles vão se sair muito bem nessa prova”,
relata Luiza.

Para o professor Alan Luiz, integrante do projeto, a iniciativa amplia o desenvolvimento de todos os envolvidos:

“Com essa conexão e colaboração entre o setor público e o privado, conseguimos, por meio de uma ação voltada para o SAEB, potencializar o que ambos têm de melhor”, afirma o educador.

A coordenadora pedagógica da Escola Zaneli Caldas, Lília Marques, por sua vez, destacou a importância da parceria:

“Estamos na reta final para a realização da avaliação do SAEB e tivemos o prazer de receber, mais uma vez, os alunos da Escola SEB. Em 2023, eles já estiveram aqui e deram um show — e este ano não foi diferente. Agradeço à direção da escola, ao professor Tiago Caldas, que intermediou toda a ação, aos professores que acompanharam os alunos e aos próprios estudantes, que foram maravilhosos. Muito obrigada, Escola SEB.”

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é um conjunto de provas que mede a qualidade da educação básica no Brasil, por meio de testes de desempenho e questionários aplicados a alunos, professores e gestores. Os resultados ajudam a diagnosticar o aprendizado, identificar desafios e formular políticas públicas.

A avaliação é a principal base de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As provas deste ano começaram na última segunda-feira (20) e seguem até o dia 7 de novembro, conforme o cronograma de cada estado. O exame avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática (com foco em resolução de problemas), além de coletar informações sobre o contexto socioeconômico e as condições de ensino das escolas.