A Escrevivência como Contrafluxo na formação no curso de Pedagogia será uma ação realizada durante os Seminários Integradores da Faculdade de Direito, Ciências e Tecnologias Santa Maria Madalena (FADICT). O evento marca o lançamento do Escreviver - Laboratório da Escrita da Vivência e ocorrerá na próxima quarta-feira (22) na sede da Faculdade FADICT, na Rua Salvador Calmon, no bairro do Poço.

Em sua segunda edição, os Seminários Integradores da FADICT é um espaço destinado para a troca de conhecimento entre a própria comunidade acadêmica e um público externo à instituição. Ele ocorrerá durante os dias 22, 28 de outubro e 06 de novembro a partir das 19h.

Durante a programação, haverá uma mesa de discussão sobre a Escrevivência, conceito usado pela primeira vez por Conceição Evaristo, como um Confluxo a formação de futuros pedagogos. De acordo com Railton da Silva, docente da FADICT, a mesa tem o objetivo de discutir a escrita de uma vivência em um território periférico, em especial as Grotas que são espaços estigmatizados como violentos e perigosos.

“Quando falamos de Gotas estamos diante de todo um fluxo de um cotidiano de carências e tensões de um estado que tem ações energéticas nestes territórios que não são apenas espaços físicos, geográficos, mas territórios existentes com toda uma circularidade de vida, com suas próprias histórias de sobrevivência e subsistência, mas que são invisibilizadas, silenciadas e a Escrevivência surge como Contrafluxo”, explicou o docente.

O cotidiano e a vida nas Grotas de Maceió é o motim da discussão formulada pelo grupo de estudo Escreviver - Laboratório da Escrita da Vivência. “Esse grupo é formado por docentes e educandos do curso de Pedagogia da Faculdade FADICT. Somos um grupo de estudos que temos a proposta de percorrer os caminhos propostos por Conceição Evaristo e outros autores negros que formulam um discurso decolonial, principalmente na formação de novos alunos que são das grotas e que vão atuar nas grotas”, assegurou.

A mesa será composta pelo docente Railton da Silva, mestrando em Antropologia Social e especialista em Práticas Culturais Populares, e pelas graduandas do primeiro período do curso de Pedagogia da FADICT, Adriana Melo, Cristine Oliveira e Emile Alves. De acordo com o docente, as alunas são moradoras da Grota do Cigano e Grota do Moreira, no bairro do Jacintinho, e vão compartilhar sobre o processo de escrevivência e a formação em Pedagogia.

”O evento também será marcado pelo lançamento do primeiro grupo de estudos da FADICT, o Escreviver - Laboratório da Escrita da Vivência. Será um momento de oficializar perante a instituição e a comunidade científica e ao em torno da faculdade a discussão e formulação do pensamento decolonial que promovemos para os futuros pedagogos”, assegurou.

Durante a programação, haverá o sarau cultural pedagogia da FADICT que terá como tema: Caminhantes da educação: arte, palavra e movimento. As atividades estão programadas para às 19h e gratuíta ao público.

SERVIÇO

O QUE: Mesa “A Escrevivência como Contrafluxo na formação em Pedagogia” e lançamento do grupo de estudos Escreviver.

QUANDO:  22 de outubro de 2025

ONDE: Faculdade FADICT, na Rua Salvador Calmon, Poço, Maceió.

VALOR: Gratuito