O escritor alagoano Richard Plácido anuncia a pré-venda de “Iberê a cavalo”, seu primeiro livro de contos, já disponível pelo selo multiplataforma e editora Loitxa Lab. Na obra, o autor convida o leitor a percorrer territórios instáveis da memória, da linguagem e do próprio ato de narrar.
Em “Iberê a cavalo”, a leitura se constrói como experiência não linear, mas latejante, como o rio que se arrasta. Nos vinte e três contos, a escrita do autor se aproxima da oralidade: as frases, às vezes, fluem sem vírgulas; há repetições que reforçam o ritmo da lembrança e digressões que atravessam os textos.
Entre o real e o inventado, a narrativa corre a galope, ora desembestada, ora cautelosa, sempre à beira da memória e da falta. “Narrar é falsificar”, como lembra Roberto Sarmento no posfácio da obra, e é nessa tensão que o livro encontra a sua verdade. O cavalo do título é também o texto que Iberê cavalga: seja desgovernado ou contido, escrever e lembrar se confundem e se entrelaçam em feridas abertas.
O livro nasceu de diferentes períodos e exigiu um mergulho mais íntimo de Plácido em sua própria experiência como autor. “Esse foi um livro difícil, porque me expõe mais do que estou acostumado a revelar. Alguns contos surgiram junto aos poemas do meu segundo livro; outros, na época em que o Sesc promoveu muitas oficinas literárias, entre 2015 e 2018. Foi um processo demorado, com pausas e retomadas. Ainda tenho dificuldade de falar sobre a obra, prefiro deixar com o leitor”, explica Richard.
Richard Plácido lançou ao longo da carreira três livros de poemas; “Entre ratos e outras máquinas orgânicas” (2016), “A festa do rouxinol” (2021) e “homem-gaveta” (2024). Cada obra revela sua escrita intensa e surpreendente, consolidando uma voz singular que prepara o terreno para a ousada narrativa de “Iberê a cavalo”.
A capa do livro traz artes do artista visual alagoano Midrusa, enquanto o projeto gráfico e a diagramação são assinados por Ulysses Ribas. A pré-venda de “Iberê a cavalo”, com preço promocional, já está disponível na loja online da Loitxa Lab. A partir de 31 de outubro, os exemplares serão enviados aos compradores e também poderão ser retirados no estande da Livraria Novo Jardim, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, e pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de Maceió.

Acompanhe as novidades da Loitxa Lab
Foto de capa: Jadir Pereira