(Atualizada às 16h30)
Um caminhão derrubou um poste de energia e bloqueou completamente a Av. Governador Afrânio Lages, em Maceió, na manhã desta segunda-feira (20). O acidente provocou um grande congestionamento no sentido Farol/Vale do Reginaldo.
De acordo com informações preliminares, o caminhão subiu o acostamento e atingiu o poste, que caiu sobre a via, interrompendo o tráfego nos dois sentidos. Com a queda, fios de alta tensão ficaram espalhados pela pista, deixando passageiros de uma van ilhados dentro do veículo. Assista:
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas precisou aguardar a chegada da Equatorial para o desligamento da rede elétrica antes de iniciar o resgate. Após a interrupção total da energia, os bombeiros retiraram os ocupantes da van com segurança.
Equipes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) também foram mobilizadas para organizar o fluxo de veículos, já que muitos motoristas tentavam escapar do congestionamento trafegando pela contramão e pelo canteiro central.

Por volta das 16h20 de hoje, a Equatorial enviou à reportagem a seguinte Nota de esclarecimento:
Sobre a ocorrência registrada na manhã desta segunda-feira (20), na Avenida Leste-Oeste, após a passagem de um caminhão, a Equatorial Alagoas informa que, assim que tomou ciência do fato, o circuito elétrico foi desligado de forma imediata, por motivos de segurança.
Equipes técnicas foram imediatamente acionadas para realizar o levantamento dos danos causados à rede elétrica e seguem no local executando os trabalhos necessários para a recomposição da rede e a normalização do fornecimento de energia na região afetada.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
Em caso de acidentes com poste, o primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão, a recomendação é não se aproximar e, se cair sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança.
Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 3 metros (sem tirar os pés do chão). A Equatorial Alagoas também orienta que jamais se toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Foto de Capa: Cortesia ao CadaMinuto