Conservar um acervo é um dos principais desafios de quem tem uma biblioteca, seja ela de grande ou pequeno porte. Problemas com traças, cupins, mofos e demais ataques biológicos, são os principais dilemas. Na próxima sexta-feira (24), uma oficina de conservação e restauro de acervos bibliográficos abordará técnicas e soluções.
A oficina ocorrerá na Biblioteca Estadual Graciliano Ramosno horário das 9h às 16h e será ministrada por Mariana Marques, historiadora e conservadora-restauradora, e Daniel Z. Mussi, químico e conservador-restaurador. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link abaixo.
O projeto é realizado com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
De acordo com Mariana Marques, a oficina é voltada para a conservação e restauração de acervos em papel, livros, revistas entre outros.
“Ela será voltada para acervos celulósicos e nela também vamos fazer uma distribuição de algumas amostragens de papéis especiais no campo da restauração de papel”, disse Mariana.
Ainda, de acordo com Mariana, a oficina não é apenas voltada para os profissionais que trabalham em bibliotecas, “mas todo um público que tem curiosidade e desejam tratar seu acervo particular ”.
Serviço
O que: Oficina de conservação de acervo bibliográfico Quando: 24/10/2025
Onde: Biblioteca EstadualGraciliano Ramos Valor: Gratuito
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfjAZHOjDvkKyPt-pXZvPY5T4CmxfFGRHfDNd Wvz14PGMyKQ/viewform?fbclid=PAb21jcANjBTFleHRuA2FlbQIxMQABp9H_dKPeYl68yXW e1gjIuz-8NXkkqIw-4bqkW4rO6NVsIumCZsT-wmS1G-mW_aem_-p-zkt0RyRSwAR6mrGRM Ag
