De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas recebeu 221 denúncias de crimes contra pessoas idosas. Os casos são acompanhados pelo programa Pessoa Idosa Protegida, que intensifica, ao longo de outubro, as ações de enfrentamento à violência com a Operação Virtude.
Criado em 2018, o programa Pessoa Idosa Protegida nasceu como resposta ao aumento dos casos de violência física, psicológica, patrimonial e por negligência envolvendo pessoas idosas em Alagoas. Coordenada pela Chefia de Articulação Política da Prevenção, a iniciativa tem como foco garantir atendimento rápido e humanizado às vítimas, por meio da atuação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
O programa se consolidou pela agilidade no atendimento às denúncias e pela atuação preventiva. As equipes realizam visitas, encaminhamentos e ações educativas voltadas à proteção e valorização da pessoa idosa. Para o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, a segurança dessa população deve ser uma responsabilidade compartilhada.
“O olhar diferenciado faz toda a diferença. A empatia e a resposta imediata são prioridade na luta contra a violência à pessoa idosa. Família, comunidade, sociedade e poder público têm o dever de garantir essa proteção. É essencial denunciar pelos canais oficiais, como o 181 e o 190”, destacou o oficial.
Além da pronta resposta, a formação continuada dos profissionais é um dos pilares do programa. A equipe da SSP participa de capacitações voltadas à segurança de grupos vulneráveis, com foco em um atendimento mais empático e eficiente. O sargento Anderson Santos, que participou do curso “Segurança de Vulneráveis: Acolhimento à Pessoa Idosa pelos Profissionais de Segurança Pública”, em Brasília, ressaltou a importância dessa formação.
“O curso aprimorou nossa capacidade de identificar e lidar com situações de violência. Ele reforçou a importância de um atendimento humano, baseado em respeito e responsabilidade”, afirmou.
Reconhecido nacionalmente, o programa Pessoa Idosa Protegida já recebeu o Prêmio de Experiências Exitosas na Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, e também ganhou espaço acadêmico com o artigo científico “A relevância da atuação da Polícia Militar na proteção das pessoas idosas em Alagoas”, de autoria do capitão Alex Acioli, premiado com medalha de mérito científico.
Neste mês, o programa soma esforços à Operação Virtude, uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em sua 5ª edição, a operação mobiliza forças de segurança em todo o país para intensificar ações de prevenção e acolhimento às vítimas de violência.
Em Alagoas, o ponto alto das ações será o Dia D, em 22 de outubro, com visitas, fiscalizações e atividades educativas em diversas regiões do estado. A SSP reforça que as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo 190, telefone de emergência da Polícia Militar. “Proteger a pessoa idosa é proteger nossa história e nossa humanidade”, resume o capitão Acioli.