Um homem de 21 anos, suspeito de homicídio qualificado e estupro de vulnerável, foi preso nesta quinta-feira (16) após apuração revelar que a morte do menino José Micael Martins, de 11 anos, não foi um afogamento acidental, mas resultado de violência sexual.

Segundo a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), o crime ocorreu em 12 de setembro no Rio Ipanema, no Sítio Poço Grande, em Santana do Ipanema. Inicialmente registrado como afogamento, o caso passou a ser investigado como homicídio após diligências apontarem que o suspeito também abusava sexualmente da vítima e de outros dois meninos, de 9 e 10 anos.

Segundo a delegada Daniella Andrade, o homem atraía as crianças para sua residência, onde simulava brincadeiras de cunho sexual, incluindo a chamada “brincadeira da estátua”, e manipulava os menores com objetos impróprios. Veja o vídeo:

 

 

No dia da morte, ele orientou os meninos a dizerem aos pais que iriam à escola, mas levou José Micael ao rio. Durante o banho, a criança começou a se afogar nos ombros do suspeito, que não prestou socorro e fugiu. Os colegas tentaram salvar o menino, mas ele morreu. Roupas da vítima foram enviadas à perícia para análise de vestígios biológicos.

Após fugir de Santana do Ipanema, o suspeito foi localizado e preso nesta quinta-feira em Jacaré dos Homens. Ele está no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), aguardando audiência de custódia.