Mais de 300 pessoas, entre comerciários e clientes do comércio de Arapiraca foram atendidos em mais uma edição da Ação + Centro Novo, que aconteceu nesta quarta-feira (8) na Praça Manoel André, em Arapiraca. O mutirão de cidadania, promovido pelo Sindilojas, Associação do Centro Novo (Acena) e vários parceiros da iniciativa pública e privada, ofereceu mais de 40 serviços gratuitos de saúde, bem-estar, cidadania e orientações jurídicas e ao empreendedor. A ação recebeu a visita do vice-governador Ronaldo Lessa, que destacou a importância de Arapiraca para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Acompanhado pelo secretário executivo de Articulação Política da Governadoria do Agreste, José de Macêdo, Lessa percorreu as tendas, cumprimentou o público e destacou a importância da Ação + Centro Novo que aproximam governo e sociedade. Ele também se reuniu com empresários e com a secretária municipal de Saúde, Rafaella Souza Albuquerque, tratando de temas como segurança pública, melhoria da infraestrutura e a ampliação dos serviços de saúde materna no município.

"Arapiraca é sede de uma região metropolitana em crescimento. O governo estadual tem clareza da importância dessa cidade como centro de distribuição e também na geração de emprego e desenvolvimento para a região. Iniciáticas como esta de hoje mostram o quanto o poder público e as instituições podem caminhar juntos para melhorar a vida das pessoas", afirmou.

Durante a visita, o vice-governador disse que Paulo Dantas está atento às demandas da cidade, principalmente nas áreas de segurança, saúde e infraestrutura. Ele garantiu que a implantação do programa Ronda no Bairro é prioridade e só não aconteceu ainda devido a falta de margem financeira na folha de pagamento do estado. "O governador Paulo Dantas garantiu que a cidade será contemplada pelo programa. A segurança pública é fundamental para fortalecer o comércio e garantir mais tranquilidade à população", ressaltou.

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, declarou que a presença de Ronaldo Lessa demonstra a relevância da ação e a importância de um canal de diálogo constante entre o comércio de Arapiraca e o poder público. "Ficamos muito satisfeitos em receber o vice-governador, que sempre se mostrou receptivo às demandas do comércio. Estamos confiantes que o Ronda no Bairro, que já tem sede e equipamentos, finalmente vai sair do papel", destacou.

Para o presidente da Acena, Cláudio Júnior, a participação de Lessa reconhece a importância da Ação + Centro Novo em promover cidadania para a população. "O vice-governador ficou encantado com o projeto e reafirmou o compromisso de apoiar ações como esta, que aproximam os serviços dos cidadãos. Isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com propósito e com o olhar voltado para o desenvolvimento da nossa cidade, por um centro novo e um comércio forte", ressaltou.

Das 9h às 15h, um grande volume de pessoas passou pelas tendas instaladas na Praça Manoel André. A Equatorial fez 32 atendimentos, incluindo o cadastro para o sorteio de três geladeiras, que aconteceu ao final da ação. O Sesc atendeu 106 pessoas, com com aferição de glicemia capilar, orientações odontológicas, testes de pressão palmar e emissão de credenciais. O Senac, que levou alunos dos cursos profissionalizantes, promoveu 50 atendimentos de design de sobrancelha, revitalização facial e corte de cabelo feminino. As profissionais de massoterapia da Mind Well e Rosimeire Caetano, promoveram ventosaterapia, massagens relaxantes e orientações sobre autocuidado para 53 pessoas. Já o Sest/Senat fez 65 atendimentos prevenção de acidentes e divulgação de serviços de saúde e educação.

Também participaram a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); a Casal, que levou seus principais serviços para a ação; o Cesmac, que orientou o público sobre a aplicação de primeiros socorros e a prefeitura de Arapiraca, que por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu vacinas para influenza, hepatite B, tétano e sarampo.

O Sebrae disponibilizou atendimento de orientações para microempresários, a Casa de Direitos fez 29 agendamentos para Carteira de Identificação Nacional (CIN) e um direcionamento para carteira de trabalho, e a Defensoria Pública disponibilizou consultas sobre andamento de processos e promoveu atendimentos e orientações sobre pensão alimentícia, investigação de paternidade, além de ações de saúde e direito do consumidor, entre outros.

A próxima edição da Ação + Centro Novo está sendo organizada para a primeira semana de novembro.

 

Foto de Capa: Reprodução