Os preços de venda de imóveis residenciais em Maceió registraram alta de 0,96% em setembro, segundo o Índice FipeZAP, divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o grupo OLX. Com o aumento, o valor médio do metro quadrado na capital alagoana chegou a R$ 9.746, consolidando a cidade entre as capitais nordestinas com preços mais altos.
No acumulado do ano, os imóveis em Maceió subiram 5,21%, enquanto nos últimos 12 meses a valorização alcançou 9,64%, superando a inflação medida pelo IPCA no mesmo período, que foi de 5,17%. O crescimento da capital alagoana também ficou acima da média nacional (+0,57%) e de outras cidades nordestinas, como Recife (+0,65%) e Aracaju (+0,28%). Entre as 22 capitais monitoradas pelo índice, Campo Grande registrou a maior alta mensal (+1,95%) e Vitória, a menor (+0,03%).
Em nível nacional, imóveis com três dormitórios lideraram a valorização em setembro, com aumento de 0,73%, refletindo a tendência de alta generalizada observada em 55 das 56 cidades analisadas. O preço médio do metro quadrado no Brasil chegou a R$ 9.477.
O FipeZAP é um dos principais indicadores do mercado imobiliário brasileiro, acompanhando os valores anunciados em 56 cidades. A pesquisa considera apartamentos prontos anunciados na internet e serve como referência para identificar tendências de valorização e comportamento do setor imobiliário.
Foto de capa: Guilherme Honório