A Cooperativa Pindorama, conhecida por seu pioneirismo no setor sucroenergético nordestino — sendo a primeira a lançar uma usina flex na região — marca agora um novo capítulo de inovação em Alagoas. A Cooperativa está liderando o incentivo ao cultivo do sorgo granífero, concretizando essa visão com a primeira colheita do grão para produção de etanol no Estado.

 


 

O que era uma ideia se tornou realidade na última sexta-feira, 3 de outubro, com a colheita de 11 hectares de sorgo no município de Batalha. Cerca de 60 toneladas do grão foram transportadas para a Usina Pindorama.

Parceria e Resultados Promissores

O plantio é fruto de uma parceria firmada em 16 de janeiro deste ano com a Latina Seeds, que despertou o interesse de pequenos e médios produtores rurais de todo o estado pela cultura do sorgo granífero.

O produtor rural Manoel Messias Costa colheu as 60 toneladas de grãos em sua propriedade de 11 hectares. Toda a produção foi adquirida pela Pindorama para ser transformada em etanol e, subsequentemente, gerar o coproduto WDG. Este coproduto possui um alto índice proteico, sendo essencial para a nutrição animal, especialmente para gado leiteiro e de corte.

O resultado do primeiro plantio em terras alagoanas foi considerado excelente. Thiago Rodrigues, gerente comercial da Latina Seeds para o Nordeste, destacou o sucesso da iniciativa da Pindorama: "Uma média de produtividade de mais de 87 sacas por hectare. Uma excelente produtividade para um primeiro plantio, ainda mais com um investimento de médio a baixo custo. Em peso, por hectare, deu mais de 5.200 kg. Excelente!", avaliou Rodrigues.

Conquista Coletiva e Geração de Renda

Para o produtor Manoel Messias Costa, a colheita representa uma "grande conquista", alcançada com o apoio fundamental da Pindorama, que garantiu a compra, e da Latina Seeds. "Sou o primeiro aqui em Alagoas a fornecer sorgo à Pindorama," agradeceu Costa.

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, um dos principais incentivadores do projeto, celebrou a concretização de um objetivo maior. "Estamos cumprindo aquilo que a gente sempre sonhou, de apoiar, garantir a compra e a logística. Está concretizada a primeira colheita de sorgo no estado de Alagoas para a produção de etanol. Outras virão, estimulando mais uma vertente de geração de emprego, renda e de desenvolvimento para Alagoas," afirmou Santos.

O incentivo ao sorgo reforça o DNA de pioneirismo da Pindorama, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil. A aposta em mais uma fonte de energia renovável e limpa contribui para a política de descarbonização do país, ao mesmo tempo em que gera novas oportunidades e promove o desenvolvimento sustentável para os alagoanos.