Mais de 760 mil candidatos em todo o país devem participar, neste domingo (5), das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O Governo Federal reforçou as principais recomendações e regras de segurança, incluindo o que é permitido e proibido levar aos locais de aplicação, conforme o edital do certame.

O concurso, considerado o “Enem dos Concursos”, mobiliza uma grande operação nacional com mais de 1.200 locais de prova em 228 cidades, supervisionada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), pela Enap e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com apoio de forças de segurança e inteligência.

 

O que levar

Os candidatos devem apresentar documento oficial com foto, físico ou digital (como RG, CNH, passaporte ou e-Título), caneta esferográfica azul ou preta em material transparente e, preferencialmente, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Também é permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que estejam em embalagens transparentes e sem rótulo, para garantir a segurança durante a aplicação.

 

O que não pode levar

Fica proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, fones de ouvido, relógios, calculadoras, tablets e pen drives. Esses itens devem ser lacrados em envelope individual fornecido pela organização.

Também não são permitidos óculos escuros, bonés, gorros, lápis, borrachas, corretivo e qualquer alimento em embalagem opaca. O descumprimento das regras pode resultar em eliminação imediata.

 

Segurança reforçada

Os candidatos serão submetidos a detecção de metais, coleta de digitais e exame grafológico, além de outras medidas antifraude. Todo o processo será monitorado em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.

O MGI recomenda que os participantes verifiquem o local de prova com antecedência no portal da FGV (conhecimento.fgv.br/cpnu2) e planejem o deslocamento com margem para imprevistos.

 

*Com Agência Gov