Mais de 760 mil candidatos devem comparecer neste domingo (5) aos locais de prova da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. O certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, com provas aplicadas em 1.294 locais de 228 cidades do país.
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), o concurso busca centralizar e democratizar o acesso ao serviço público federal.
Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30, e o início está marcado para as 13h (horário de Brasília) — tanto para os candidatos de nível superior quanto para os de nível médio e técnico. As provas seguem até 18h para nível superior e 16h30 para nível intermediário.
O cartão de confirmação, disponível no site oficial do CNU 2025, deve ser consultado com antecedência. O documento traz o endereço completo do local de prova, horário de apresentação e informações específicas sobre atendimento especializado ou uso de nome social.
Para realizar a prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, físico ou digital, acessado por meio dos aplicativos oficiais com login gov.br (como CNH Digital, e-Título e Carteira de Identidade Digital). Também é necessário levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente.
Os candidatos podem levar água e alimentos leves em embalagens transparentes, mas aparelhos eletrônicos, relógios, lápis, borracha, corretivo e objetos não previstos em edital são proibidos.
O resultado das provas objetivas e a convocação para a etapa discursiva serão divulgados em 12 de novembro. A prova discursiva está prevista para 7 de dezembro, e o resultado final será publicado em 30 de janeiro de 2026.
*Com Agência Brasil