Arquitetura das Águas: entre Urgências e Travessias é o tema do 2º Congresso Internacional de Estudos da Paisagem - o Nós II, que acontece de 4 a 7 de outubro, com um grande circuito de atividades em Maceió e Marechal Deodoro. O evento se inspira na fluidez e na força da água para promover reflexão sobre a vida nas cidades, propondo uma experiência inovadora, que vai além do modelo tradicional acadêmico e ganha contornos de festival.

Neste sábado, a abertura do Nós II acontece às 10h, no Hall da Associação Comercial e segue em uma programação diversificada e fora do convencional, durante seus quatro dias de realização.

Com várias atividades abertas ao público, o evento contará com palestras nacionais e internacionais, apresentação de trabalhos acadêmicos, oficinas, imersões urbanas, mostra audiovisual, exposição artística e uma feirinha com atrações culturais e musicais.

O congresso está sendo promovido pelo Grupo de Pesquisa de Estudos da Paisagem, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL e conta com correalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

O evento busca provocar uma reflexão ampla sobre ocupação de espaço, cidades e pertencimento, compartilhamento e o intercâmbio de conhecimento nas esferas local, nacional e internacional.

A ideia - diz a professora e arquiteta Maria Angélica da Silva, coordenadora do Nós II - é permear diversos campos do conhecimento e desfocar a visão de que a arquitetura e urbanismo se faz apenas sentado, projetando espaços para serem usados.

“A arquitetura pensa nas formas de habitar, como tornar esse mundo o nosso lugar, nosso lar, com bem-estar, respeitando o ambiente e suas peculiaridades. E água nos motiva pois ela não está em quatro paredes, ela atravessa tudo: nosso corpo, nossa paisagem, inclusive de forma violenta, quando ocorrem catástrofes. E essa subjetividade nos ajuda na fluidez dos diálogos vindos de vários saberes, eruditos e populares", explica a professora Maria Angélica.

PROGRAMAÇÃO, DIÁLOGOS E EXPRESSÕES

“Com seus rios, lagoas e um litoral deslumbrante, Maceió é uma cidade profundamente conectada à água, oferecendo um palco ideal para manifestações culturais, artísticas e acadêmicas. Com isso, o Nós II propõe sair das salas fechadas para se integrar à cidade, movimentando e celebrando a cultura local”, diz a arquiteta e urbanista Karol Corado, uma das organizadoras.

A programação do Nós II - Congresso Internacional de Estudos da Paisagem vai se concentrar em diversos pontos de Jaraguá, como na Associação Comercial, Teatro Homerinho, Praça Dois Leões, Museu da Imagem e do Som e sede do Instituto de Planejamento de Maceió (IPLAN), na rua Sá e Albuquerque.

O evento reunirá especialistas do Brasil e de países como Portugal, França e Itália, além de organizações sociais, entidades e o público geral. E toda a programação é inspirada na complexa relação com as águas: sua poética, seus impactos e sua importância para o sustento, a paisagem e a ocupação de espaços.

O congresso promoverá também imersões urbanas, com visitas a várias áreas da região metropolitana de Maceió, nos bairros de Bebedouro, Jacintinho e na cidade de Marechal Deodoro. Um convite aberto para estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo e todas as pessoas interessadas em pensar em cidade com novos olhares.

“Este é o segundo evento internacional do ano que apoiamos a realização e que traz contribuições valiosas para o nosso Estado. O CAU/AL, além de defender o bom exercício da profissão, tem um compromisso social com as pessoas e com a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas. Fica o nosso convite para quem quiser navegar nesta reflexão", comenta o presidente do CAU/AL, Geraldo Faria.

SERVIÇO

NÓS II -  2º Congresso Internacional de Estudos da Paisagem

Quando: 4 a 7/10

Onde: Rua Sá Albuquerque, Jaraguá - Maceió/AL

Programação e inscrições: www.nosciep.com/programacao

Instagram: www.instagram.com/nos.ciep