(Atualizada às 14h10)

Um incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (29), uma subestação da Equatorial, no município de Coqueiro Seco, Região Metropolitana de Maceió. De acordo com informações preliminares da Equatorial Alagoas, o incidente foi provocado após uma retroescavadeira perfurar uma tubulação de gás natural.

A assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) informou que o incêndio foi controlado antes da chegada da guarnição, pela equipe da Algás. Além da subestação, a área contém também tubulação de gás da Algás.

Não foi necessária atuação direta do CBMAL no combate às chamas, mas o militares realizaram vistoria de segurança no local.; verificação do fechamento dos registros de gás e avaliação de riscos residuais

O CBMAL reforça a importância dos protocolos de segurança em instalações industriais e permanece disponível para emergências pelo número 193. Preservamos os dados sensíveis conforme diretrizes institucionais.

As chamas chegaram a alcançar parte da rede elétrica de média tensão da distribuidora. O CBMAL foi acionado por volta das 10h20 e mobilizou duas viaturas e sete militares para conter o fogo. A corporação informou que não há mais focos de incêndio e que a situação está controlada.

Em nota, a Equatorial ressaltou que o incêndio não teve origem em sua rede elétrica. O sistema de proteção desligou automaticamente a energia, e equipes técnicas permanecem no local, aguardando a liberação dos bombeiros para avaliar os danos.

Até o momento, 21 clientes estão com o fornecimento de energia interrompido. A previsão para a conclusão dos reparos será definida após análise completa da área, já que a rede elétrica sofreu danos significativos.

Não há registro de feridos.

Veja a nota na íntegra:

“Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que o incêndio ocorrido na manhã desta segunda-feira (29), nas proximidades da Subestação Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro, não teve origem na rede elétrica da Distribuidora.

De acordo com informações preliminares, o incidente foi causado após uma retroescavadeira atingir uma tubulação de gás natural. O fogo chegou a atingir parte da rede elétrica de média tensão, que sai da subestação.

A energia foi desligada pelo sistema de proteção da Distribuidora e equipes técnicas da Equatorial permanecem no local, aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para realizar uma análise detalhada dos danos à infraestrutura de energia da Equatorial.

No momento, 21 clientes estão com o fornecimento de energia temporariamente interrompido. A previsão de conclusão dos reparos será definida após a avaliação completa da área afetada, tendo em vista que houve danos consideráveis na rede elétrica o que vai demandar esforço e tempo para restabelecimento.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas”