As condições climáticas que vêm afetando a saúde das pessoas nos territórios, sobretudo nas localidades de maior vulnerabilidade social, foram o tema central da 9ª reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIR), que ocorreu nessa quinta-feira (25) na Ilha do Combu, no Pará.
"Essas discussões que ocorrem em âmbito nacional, desta fez numa ilha, são fundamentais para que as necessidades dos municípios referentes à saúde pública sejam atendidas", afirmou Rodrigo Buarque, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Na oportunidade, Rodrigo reafirmou o compromisso, enquanto porta-voz dos gestores municipais, de defender mais recursos, bem como políticas e estratégias que fortaleçam a atenção básica e a organização da rede de serviços.
"Esses fóruns contribuem para a construção de consensos, fortalece o pacto federativo no SUS e assegura mais equidade e efetividade na implementação das políticas de saúde" concluiu.