Durante uma fiscalização nos postos de combustíveis de Maceió, cinco postos foram autuados por aumento abusivo nos preços. A ação foi realizada pelo Procon Maceió, nesta sexta-feira (26), após denúncias de aumento injustificado no valor da gasolina e do etanol. Os reajustes chegaram a até R$ 1,20 por litro, configurando indício de prática abusiva contra o consumidor.

Conforme a assessoria, os estabelecimentos têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa e justificar os reajustes. Caso as justificativas não sejam aceitas, poderão ser aplicadas sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

"Estamos atentos a qualquer movimentação irregular nos preços e atuamos de forma imediata para garantir que os consumidores não sejam prejudicados. Os estabelecimentos precisam apresentar notas fiscais de compra que comprovem a necessidade do aumento. Caso contrário, responderão pelas práticas abusivas", explicou o coordenador de fiscalização do Procon Maceió, Daiwisson Alves.

A fiscalização continuará nos próximos dias, com o acompanhamento dos preços cobrados nos postos de combustível da capital. “O Procon Maceió orienta que os consumidores denunciem casos de preços abusivos ou outras irregularidades no comércio. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (82) 98882-8326”, informou a assessoria.

*Com Ascom Procon Maceió