No mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida, o Setembro Amarelo reforça a urgência de olhar com atenção para a saúde mental de crianças, adolescentes e jovens, especialmente no ambiente escolar. Neste contexto, a implementação de metodologias de educação socioemocional nas escolas surge como um caminho necessário para promover o desenvolvimento de competências socioemocionais que auxiliam no cuidado emocional, no fortalecimento e construção de vínculos, impulsiona a busca por ajuda e o enfrentamento do isolamento social, fator tão danoso que aflige grande parte da sociedade atual.
A escola, como espaço de convivência e formação integral, tem papel essencial na construção de um conjunto de habilidades que possibilitam os estudantes a lidarem com emoções, estabelecendo relações saudáveis, auxiliando na tomada de decisões responsáveis. Mais do que ensinar conteúdos, a educação precisa formar indivíduos capazes de desenvolver empatia, escuta ativa, autocuidado e consciência emocional.
A consultora Pedagógica, Milena Tenório afirma que é importante levar em consideração cada etapa da vida. “Por isso, em nossa metodologia usamos a linguagem adequada à faixa etária de cada sujeito, desde a educação infantil até o ensino médio. Desenvolver a consciência e estratégias de regulação emocional são ações necessárias e que devem acontecer também dentro do ambiente escolar”, reforça.
Promover a valorização da vida dentro da escola passa também por estimular a reflexão sobre si, sobre a maneira que cada um se enxerga e lida com suas vulnerabilidades. Valorizar a vida é resgatar o valor que cada indivíduo possui, com suas qualidades, características e diversidades.
“A escola precisa ser vista como um espaço de convivência para além de um espaço de formação e ver as relações enquanto fator protetivo nesse cuidado da saúde mental e proteção psíquica. A prevenção ao suicídio e valorização da vida é um trabalho coletivo que deve ser executado por todos os agentes que fazem parte deste contexto”, reafirma Milena Tenório.
As relações humanas profundas são fatores protetivos importantes para evitar transtornos emocionais, sentir-se ouvido, visto e reconhecido. Trabalhar de maneira contínua e permanente as temáticas que estão envolvidas no cuidar de si e do outro, construindo pontes para ajuda e superação dentro das escolas é imprescindível.
A metodologia da educação socioemocional propõe que se ensine o aluno a reconhecer suas emoções, nomeá-las, compreendê-las e agir de forma consciente. Isso contribui para que os estudantes se desenvolvam de forma plena e integral.