Esportes, danças, cultura e muita alegria marcaram a abertura do 2° Fest Sport das escolas em tempo integral, promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Nosso Lar I, na Ponta Grossa, nesta quarta-feira (24).
O evento está reunindo cerca de 800 estudantes, de 23 unidades escolares que possuem as atividades em tempo integral da rede pública municipal de ensino. De 24 a 26 de setembro, alunos do Ensino Fundamental participarão de torneios de futsal, queimada, dança, capoeira, judô e vôlei, todos realizados no ginásio da Nosso Lar I, sede do Fest Sport deste ano.
O objetivo da competição é promover a integração entre alunos e estimular a prática de atividades físicas por meio do esporte, visando o desenvolvimento integral do estudante, nas dimensões físico, psicossocial e o trabalho em equipe.
A abertura do 2° Fest Sport seguiu o rigor de uma competição esportiva. Teve apresentação artística da banda fanfarra Raimundo Nonato, do Vergel do Lago, depois a entrada das equipes das escolas, em seguida, a execução do hino nacional, o acendimento da pira olímpica, e por fim, o juramento dos atletas.
Tempo Integral contempla seis mil estudantes
A rede pública municipal de ensino passou de uma escola para 31 escolas com tempo integral na gestão do prefeito JHC, garantindo direito ao esporte, cultura e lazer a aproximadamente seis mil estudantes.
“Nós temos na rede, hoje, 31 escolas de educação integral, das quais estão participando, aqui, 23. Estamos realizando com muita alegria esses jogos que envolvem cerca de 800 estudantes da nossa rede. Agradecemos a todos, especialmente ao secretário de Educação, Luiz Rogério, e ao prefeito JHC, por todo o apoio que têm dado ao desenvolvimento da política de educação integral na rede municipal, que hoje é realidade”, destacou a coordenadora de Tempo Integral da Semed, Claudiane Pimentel.
Uma das alunas contempladas com a política do tempo integral é Layza Gabrielle, 11 anos, da Escola Municipal Natalina Costa, do Tabuleiro do Martins. A aluna contou que sempre desejou fazer balé e está tendo a oportunidade de realizar esse sonho, por meio da iniciativa.
“Não faz muito tempo que eu estou no integral. Eu entrei quase agora e já fui para o balé, que era uma coisa que eu queria muito. Eu sempre pedia a minha mãe”, afirmou, que junto com as coleguinhas fez uma bela apresentação de balé na abertura do evento.
“Eu me senti muito nervosa porque é minha primeira apresentação, mas eu achei muito incrível e é a primeira de muitas que a gente vai ter”, comemorou Layza.
As atividades do tempo integral são oferecidas no contraturno escolar, em parceria com o Instituto Desenvolv, Instituto Lagoa Mundaú, Instituto Anajô, Instituto Consolador e AABB Comunidade, todos credenciados pela Prefeitura de Maceió.
Outro estudante bastante empolgado com a competição foi José Ícaro, 13 anos, da Escola Municipal José Correia Costa, da Serraria. Ele ficou impressionado com a abertura. “Eu participei ano passado, foi realmente muito bom, mas agora está impressionante, está muito legal”, disse o atleta de futsal da escola.
Participaram da solenidade de abertura do 2° Fest Sport, além de Claudiane Pimentel, Ademir Oliveira, diretor especializado de Gestão Pedagógica, o coordenador do Desporto Escolar, Madson Miguel, o coordenador de Arte e Cultura, Tércio Smith, a coordenadora do Instituto Desenvolv, Andrea Queiroz e o coordenador do Instituto Anajô, mestre de Capoeira Besourão.












