A Operação Lei Seca em Alagoas apresentou resultados positivos no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), houve uma redução proporcional de 36,87% nos casos de alcoolemia em comparação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, foram aplicados 27.557 testes de alcoolemia, um crescimento de 61,64% em relação a 2024, quando o número foi de 17.050. Apesar do aumento expressivo nas abordagens, o total de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool se manteve estável: 623 casos neste ano contra 611 em 2024, o que representa apenas 1,96% de variação em números absolutos.

O Detran/AL aponta que a expansão das operações, aliada ao investimento em novos equipamentos, tornou as fiscalizações mais rápidas e eficientes. Como resultado, proporcionalmente, houve uma redução no número de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, evidenciando o efeito positivo da intensificação da operação.

A Operação Lei Seca intensificou ações em todo o estado, utilizando etilômetros passivos, escritórios móveis para agilizar os trâmites administrativos durante as blitzes, e promovendo ações educativas em municípios do interior e empresas privadas. A parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) possibilitou a ampliação da fiscalização para rodovias estaduais.

 

Ações no interior durante a Semana Nacional de Trânsito

Durante a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 17 e 20 de setembro, agentes civis e policiais militares da Lei Seca reforçaram as fiscalizações nas cidades de Arapiraca e Teotônio Vilela, no interior de Alagoas. A operação resultou na prisão em flagrante de dez condutores alcoolizados e na abordagem de 886 veículos.

Entre os motoristas abordados, 75 não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram registradas 291 infrações, a maioria relacionada à falta de licenciamento.

O coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente-coronel Eduardo Alex, destacou a importância das ações para garantir mais segurança

“Mesmo marcando presença, realizando constantemente operações, ainda existem condutores que insistem em beber e depois sair dirigindo. Em Arapiraca, prendemos um motorista de caminhão por embriaguez. Fizemos a abordagem e, dentro do veículo, encontramos uma lata de cerveja aberta. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas como os agentes identificaram que o condutor apresentava sinais de embriaguez, foi feito um Termo de Constatação de Embriaguez, e levamos o caminhoneiro para a delegacia do município”, relatou.

O tenente-coronel Eduardo Alex reforçou que as ações acontecem do Litoral ao Sertão, mantendo a presença constante da operação e contribuindo para a redução de acidentes e preservação de vidas.

“Conseguimos trabalhar de forma célere com os novos equipamentos recebidos. Realizamos um trabalho estratégico e otimizado para preservar o máximo de vidas possível”, concluiu.

Com a intensificação das abordagens e o investimento em tecnologia, o Detran/AL reforça o compromisso de reduzir os riscos da combinação de álcool e direção, promovendo mais segurança para todos que utilizam as vias e rodovias do estado.

 

*Com Ascom Detran/AL