Milhares de manifestantes saíram às ruas neste domingo (21) em todo o Brasil para protestar contra a aprovação da PEC da Blindagem e a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em Maceió, a mobilização aconteceu na praça Sete Coqueiros, na orla da Pajuçara.
O protesto reuniu centrais sindicais, partidos de esquerda, movimentos sociais e lideranças políticas locais. A mobilização contou ainda com a participação da cantora Simone, ícone da Música Popular Brasileira (MPB).

Durante o ato, palavras de ordem como “Sem anistia para golpistas” e “Sai do chão, Bolsonaro na prisão” foram ditas pelos manifestantes.
O representante do movimento Policiais Antifascismo de Alagoas convocou o público a vaiar os parlamentares alagoanos Arthur Lira (PP), Alfredo Gaspar (União Brasil) e Fábio Costa (PP), apoiadores da proposta aprovada pela Câmara.

Além de protestarem contra a PEC, apelidada de “PEC da Bandidagem”, e contra a anistia, os manifestantes também defenderam o fim da escala de trabalho 6x1, considerada prejudicial aos trabalhadores.
O que é a PEC da Blindagem?
A proposta, aprovada em regime de urgência pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), prevê que qualquer ação penal contra deputados ou senadores só poderá ser aberta com autorização da maioria absoluta das respectivas Casas Legislativas.
O Congresso teria até 90 dias para deliberar, a partir do recebimento do pedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os defensores do texto alegam que a medida busca conter supostos abusos do Judiciário e resgatar prerrogativas previstas originalmente na Constituição de 1988.
Críticos, no entanto, afirmam que a PEC pode representar um retrocesso no combate à corrupção e à impunidade, blindando parlamentares de investigações criminais.
*Estagiário sob supervisão da editoria
Foto de Capa: Mack Dias