O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, afirmou que o Projeto Cosems-AL  pela Vida - que tem o intuito de promover a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist), a exemplo da Aids - está formando multiplicadores não apenas entre os profissionais da área,  mas envolve os acadêmicos de saúde e outros segmentos.

A equipe técnica do Conselho também esteve nessa quinta-feira em Arapiraca (18) na 4ª edição e o projeto foi apresentado na reunião da Comissão Intergestores Regional (Regional).

"Nosso compromisso é fomentar em Alagoas a discussão de uma temática que não desapareceu, como o HIV-Aids, e continua preocupando os gestores e autoridades competentes", destacou Rodrigo.

De acordo com ele, o caminho para a educação permanente é levar informação principalmente à população. "É nosso papel promover um Sistema Único de Saúde (SUS) fortalecido, acessível e de qualidade para o povo alagoano ", reforçou.

O estudante de Enfermagem, Pedro Tiago, salientou a importância da palestra educativa sobre o referido projeto e a iniciativa do Cosems-AL porque, segundo ele, traz conhecimento sobre conteúdos que muitas vezes não são aprofundados no meio acadêmico.

A enfermeira infectologista e autora do projeto, Aruska Magalhães, mostrou-se entusiasmada com a receptividade dos gestores e técnicos, dos municípios percorridos até agora, e, junto aos universitários, percebeu que essa bandeira de luta relacionada à prevenção, precisa chegar a todos os segmentos da sociedade.

Durante a CIR foram ainda discutidos os agendamentos de pré-natal de alto risco; dispensação de dispositivos coletores e outros materiais pelo serviço de Atenção à Saúde das pessoas ostomizadas assistidas no Centro de Reabilitação e Medicina Física de Arapiraca; e cirurgias eletivas.

 

Fotos: Assessoria