A maior feira da pecuária de leite do interior de Alagoas, a Expo Bacia Leiteira deve movimentar R$15 milhões em negócios até hoje (14). O evento consolida o município de Batalha como polo regional e reforça o potencial da cadeia produtiva. O Sebrae, parceiro fundamental para a ação, atua tanto na mobilização de caravanas de produtores, quanto na curadoria do pavilhão de laticínios, conectando as indústrias locais a novas oportunidades de mercado.

O analista da Unidade de Competitividade Setorial do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, destacou que a presença da instituição vai além da feira e se reflete no dia a dia dos produtores e indústrias. “O Sebrae oferece consultorias técnicas e gerenciais que ajudam o produtor a identificar potencialidades, planejar a produção e acompanhar os resultados. O objetivo é tornar o produtor mais eficiente, aumentar a produção de leite e melhorar os indicadores econômicos e zootécnicos, ou seja, fazer com que ele ganhe mais dinheiro”, explicou.

Segundo Fontes, o Sebrae também auxilia os laticínios em etapas fundamentais para sua consolidação, desde o registro junto ao serviço de inspeção até a implantação de programas de autocontrole para assegurar a qualidade dos alimentos. Além disso, há suporte em gestão, marketing, acesso a mercados e melhoria de processos produtivos. “Nos laticínios, trabalhamos para fortalecer as marcas no mercado regional e garantir que a cadeia como um todo avance em qualidade e competitividade”, reforçou o analista.

A Expo Bacia Leiteira reuniu, em média, mais de 400 animais e promoveu uma série de atividades, como torneios leiteiros, julgamentos de raças, capacitações e atividades para estudantes, fortalecendo o vínculo entre produtores, indústrias e consumidores. Para Marcos Fontes, esse ambiente cria condições ideais para que os pequenos criadores tenham acesso a novas tecnologias, conhecimento técnico e oportunidades de negócio.

Realizada pelo Governo de Alagoas e prefeitura de Batalha, com apoio também das cooperativas CPLA, COOPAZ, Capelinha e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a feira é um exemplo de como a cooperação institucional consegue impulsionar a pecuária leiteira. Com o suporte técnico e a mobilização promovida pelo Sebrae, o evento reforça a importância da cooperação institucional para ampliar os resultados da atividade que movimenta a economia da região da Bacia Leiteira.