O secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, foi eleito por unanimidade vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Comunicação (CNSECOM). A eleição aconteceu durante o 8º Fórum do colegiado, nesta semana, em Vitória (ES).
A nova diretoria terá a missão de representar os 27 secretários estaduais em pautas estratégicas ligadas à comunicação pública, com foco na modernização das políticas de informação e no enfrentamento à desinformação.

Em publicação nas redes sociais, Wendel destacou a relevância do colegiado para o fortalecimento da comunicação como ferramenta de gestão e cidadania.
“Parabenizo o novo presidente Frederico Souza, eleito de forma unânime. Tenho orgulho de integrar a diretoria como vice-presidente. Seguimos com grandes desafios: aprofundar a integração entre os secretários estaduais, concluir a proposta de alteração da Lei de Publicidade e avançar na criação de uma política nacional de Núcleos de Integridade da Informação. Com a equipe que o conselho vem formando, vamos colocar a Comunicação cada vez mais no centro da gestão pública”, escreveu.
A nova gestão será presidida por Frederico Souza, secretário de Comunicação do Mato Grosso do Sul. Além de Wendel Palhares na vice-presidência, a diretoria conta ainda com Laice Souza, secretária do Mato Grosso, que assume a secretaria-geral do colegiado.

A eleição ocorreu durante uma programação intensa que reuniu representantes de todos os estados para debater temas estratégicos, como a atualização da Lei de Publicidade, os impactos da Inteligência Artificial nas eleições de 2026 e o papel da comunicação institucional no combate à desinformação.
“Temos pela frente grandes desafios, e sou grato pela confiança dos colegas de todos os estados. A expectativa é que o conselho continue sendo uma instância forte e representativa, capaz de elevar a comunicação pública a um novo patamar”, destacou o presidente eleito, Frederico Souza.
Sobre o CNSECOM
O Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Comunicação (CNSECOM) foi criado com o objetivo de integrar e fortalecer a atuação das secretarias estaduais de comunicação em todo o país.
O colegiado tem se consolidado como um espaço estratégico de articulação, promovendo a troca de experiências, o debate de políticas públicas e a valorização da comunicação como ferramenta essencial de transparência, cidadania e combate à desinformação.
*Com Agência Alagoas