O secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Wendel Palhares, foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Comunicação. O presidente escolhido é o secretário do Mato Grosso do Sul, Frederico Souza (Tiko). 

A eleição da nova diretoria foi realizada na quinta-feira (11), durante o 8º Fórum do Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Comunicação.

O mandato da diretoria é de um ano e representa os 27 secretários estaduais de Comunicação em pautas de interesse da comunicação pública brasileira, como a integridade da informação, a legislação de publicidade e a valorização de políticas públicas de comunicação.

Criado há pouco mais de dois anos, o Conselho tem se consolidado como espaço de articulação e fortalecimento da comunicação pública. A gestão anterior foi conduzida pelo secretário do Rio de Janeiro, Igor Marques, que havia sucedido o ex-secretário da Bahia, André Curvello.

Sobre os eleitos

Wendel Palhares é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pós-graduando em Comunicação Pública pela PUC Minas e mestrando em Comunicação Digital pelo IDP, em Brasília. Atuou por 15 anos na Assembleia Legislativa de Alagoas e tem passagem por veículos de TV e impresso.

O secretário de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Souza, nasceu em Aquidauana (MS), é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera-Uniderp e tem ampla experiência em gerenciamento de crise, gestão de projetos, marketing e comunicação. Coordenou campanhas eleitorais majoritárias e, em 2023, assumiu o cargo de Secretário-Executivo de Comunicação do governo Eduardo Riedel.

Já a secretária de Comunicação do Mato Grosso, Laís Souza, assumirá como secretária-geral. Jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1999, com pós-graduação em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise, além de MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político, também é advogada, com especialização em Processo Civil e Direito Civil. Foi assessora de comunicação do governador Mauro Mendes em 2019, tornou-se secretária-adjunta em 2020 e, desde 2021, é a primeira mulher a comandar a Secom de Mato Grosso.

 

*Com assessoria