O Universidança, evento promovido pelo curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  chega a sua 15ª edição e convida estudantes, professores e a comunidade em geral para compartilhar um momento de formação, capacitação e integração multidisciplinar e artística.

Com o tema 'Rupturas que dançam - a arte das encruzilhadas', a programação acontece de 7 a 10 de outubro e inclui abertura solene, mesas de debate, comunicações orais, oficinas de diferentes estilos de dança, apresentações de videoarte, rodas de conversa e performances artísticas, no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), no campus A.C. Simões, e na Escola Técnica de Artes (ETA), no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú, no Centro de Maceió.

A coordenadora do projeto, Ana Clara Oliveira, contou que o projeto será dividido em eixos temáticos de interesse. “Sankofa, que valoriza os saberes ancestrais e as culturas tradicionais; "Encruzilhadas", voltado para produções acadêmicas, pedagógicas e artísticas com perspectivas deocoloniais; "Margens", que aborda vivências relacionadas a gênero, raça, classe, sexualidade e diversidade; e "Exu", dedicado a trabalhos que dialogam com religiosidade, espiritualidade e sincretismo afro-brasileiro”, explicou.

Inscrições

Para participar, o público tem algumas opções: para os estudantes, professores e egressos do curso de dança da Ufal ou demais instituições federais que desejam compor a programação, as inscrições de submissão de trabalhos estão abertas até este domingo (14). Já para os interessados em participar como telespectadores de uma das ações, as inscrições abrem na segunda-feira (15) e seguem até o dia 21 de setembro. Ambas as inscrições podem ser realizadas através do edital, para acessaclique aqui. 

A coordenadora do projeto, Ana Clara Oliveira, explica que por ser um tema complexo e aberto a discussões, a participação só é permitida para maiores de 18 anos. “A própria invisibilidade da área da dança e os desafios que a licenciatura em dança enfrenta na contemporaneidade enquanto curso que promove, curso promovedor de saberes, as nossas atividades são voltadas para esse público maior de 18 anos, exceto a mostra artística que tem um caráter de classificação livre, porque nós vamos trazer uma proposta de discutir mesmo a produção de corpos entendidos, ditos na sociedade como dissidentes”, reforça.

Para mais informações sobre a programação, basta acompanhar as redes sociais da Universidança.