Um dos detentos que fugiram, na manhã desta sexta-feira (5), da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, é José Carlos Trindade dos Santos, que havia sido preso em flagrante em 2023 pelo roubo e assassinato do mototaxista Francisco de Assis Pereira, 53 anos, no bairro do Feitosa. Na época, ele já respondia por outro crime.

Em vídeo que circula desde o acontecido, José Carlos detalha como cometeu o assassinato próximo ao Edifício Bariloche, no Feitosa, usando uma arma de sua propriedade. Segundo ele, não tinha a intenção de matar, mas disparou contra Francisco porque a vítima reagiu ao assalto. Após o crime, o acusado se apresentou à delegacia e confessou o assassinato.

Francisco Pereira, tinha quatro filhos e três netos, trabalhava como mototaxista e garantia o sustento da família com sua motocicleta, que foi roubada pelo detento. Ele morava no Village Campestre 2, na Cidade Universitária, e sua morte gerou grande comoção na capital alagoana.

 

José Carlos em vídeo no momento de sua prisão, em 2023 | Reprodução

 

Na manhã desta sexta-feira, José Carlos foi um dos cinco presos que utilizaram lençóis improvisados para escapar das celas do Baldomero Cavalcanti. Imagens dos fugitivos já circulam nas redes sociais, e diligências para recaptura estão em andamento.

Um dos cinco detentos, identificado como Ronaldo da Silva Melo, já foi capturado na cidade de Pilar por uma equipe da Polícia Civil, e com ele foram encontrados uma motocicleta e uma quantia em dinheiro.

Agora, além de José Carlos, outros três permanecem foragidos, sendo eles: Edivaldo Gabriel Lopes Cavalcanti, Jonathan Teixeira da Silva e Willis David Peixoto de Vasconcelos.