O senador Renan Calheiros usou sua conta no X (antigo Twitter) nessa quarta-feira (3), para comentar sobre a ação penal que investiga um suposto plano de golpe contra o resultado das eleições de 2022. Em sua publicação, ele ressaltou que o processo judicial está sendo conduzido conforme os preceitos da Constituição Federal. 

“A ação penal contra os acusados de tentar um golpe está seguindo tudo o que preceitua a Constituição. Todos os direitos da defesa estão sendo observados e o STF cumpre seu papel de maneira independente, imparcial e dentro de suas competências legais”, escreveu o senador, reforçando o compromisso com a legalidade e a imparcialidade do Supremo Tribunal Federal (STF).

O posicionamento de Renan Calheiros surge em meio ao andamento do julgamento pela Primeira Turma do STF que, nessa quarta-feira (3), encerrou o segundo dia de análises do processo. 

A ação penal apura a existência de um plano para fraudar o resultado das eleições de 2022 e conta com quatro réus ainda em fase de defesa, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante o julgamento, que será retomado na próxima terça-feira (9), às 9h, com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, as defesas apresentaram sustentações orais em que questionaram a imparcialidade do relator, contestaram a confiabilidade das delações e buscaram afastar seus clientes dos supostos atos golpistas.

A Primeira Turma do STF é composta por cinco ministros e precisa de pelo menos três votos para definir a condenação ou absolvição dos réus.

Foto: Reprodução/X