Um empreendimento no entorno do Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, foi multado em R$ 10 mil após fiscalização identificar irregularidades que podem ter contribuído para a morte de dois peixes-boi marinhos

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) confirmou, na última terça-feira (26), a morte dos animais Netuno e Paty, que estavam em aclimatação na região.

A ação de fiscalização foi realizada na sexta-feira (29) pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura. Durante a vistoria, os fiscais constataram descarte irregular de resíduos sólidos e despejo de dejetos cimentícios em áreas de mangue e próximas ao rio. Das três obras inspecionadas, apenas uma apresentou irregularidades e foi notificada.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Pedro Rildomar, reforçou que a fiscalização será intensificada para proteger a biodiversidade local e o patrimônio natural da cidade. 

“Estamos intensificando a vigilância e adotando todas as providências necessárias para coibir práticas que coloquem em risco o Rio Tatuamunha. Nosso compromisso é com a preservação desse patrimônio natural, que é símbolo da nossa cidade e abrigo de uma das espécies mais importantes do país, o peixe-boi marinho”, destacou.

As irregularidades também serão comunicadas ao ICMBio e ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), fortalecendo o monitoramento do rio.

 

*Com assessoria