A importância dos instrumentos de Avaliação dos Planos Municipais de Saúde (PMS) foi uma das pautas discutidas na reunião da Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), desta segunda-feira (25) que ocorreu na Uninassau, no Farol, em Maceió-AL. A vice-presidente do Cosems-AL Zilda Ferreira e secretária de Saúde de Batalha, reforçou a importância da participação dos gestores de saúde nos fóruns de discussões, tais como a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e a Comissão Intergestora Regional (CIR), uma vez que nesses espaços são decididas ações de interesse de todos os municípios alagoanos.

Na oportunidade o coordenador de Apoio Técnico, Joelson Lisboa, afirmou que os instrumentos de avaliação são uma ferramenta relevante não apenas para os técnicos, mas para os gestores no tocante à análise no sistema de saúde. De acordo com ele, no PMS constam seis inserções no DigiSUS Gestor, que se trata de um sistema que permite o acesso restrito aos gestores de saúde para planejar e acompanhar as ações de saúde no Brasil.

Ele alertou que os municípios estão na fase de elaboração do plano e o prazo para inserção no DigiSUS é até 31 de agosto.  “Esse instrumento vai ajudar na formatação do PMS e no planejamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos (Siops)”, destacou Joelson, acrescentando que o Cosems-AL está em articulação com o Ministério da Saúde para que, no início de 2026, haja um treinamento com os gestores sobre o Siops.

Joelson também atualizou os gestores sobre o recurso da Assistência Farmacêutica. Outros conteúdos discutidos pelos diretores foram sobre o projeto Cosems-AL pela Vida – focado em estratégias de prevenção do HIV-AIds, ocasião em que a secretária executiva do Cosems-AL, Katia Betina, mostrou a importância dos gestores da Saúde aderirem a essa iniciativa inovadora. No tocante às dificuldades e/ou pendências dos municípios, ela disse que será marcada uma reunião com a Sesau para expor a situação e buscar soluções junto ao Estado.

O Projeto 120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira foi apresentado pela assessora técnica do Cosems-AL, Larissa Guimarães, e se trata de um projeto em parceria do Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec) que resultará em pintura em murais pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com ela, serão realizadas oito oficinas nas 10 Regiões de Saúde, distribuídas em Maceió (1ª RS), Matriz de Camaragibe (2ª), União dos Palmares (3ª), Capela (4ª), São Miguel dos Campos (5ª), Penedo (6ª), Arapiraca (7ª), Palmeira dos Índios (8ª), Santana do Ipanema (9ª) e Piranhas (10ª) e ocorrerão no período de 8 de setembro a 3 de outubro das 10h às 16h.

Após essa etapa haverá - em data a definir - a exposição de 200 telas - sendo 100 da 1ª Macrorregião de Saúde em Maceió e 100 da 2ª  Macro em Arapiraca.

Foram discutidos ainda a logística da viagem dos técnicos e secretários de Saúde para o Congresso Norte e Nordeste, que ocorrerá em Manaus, com deslocamento no período de 5 a 9 de setembro; e o Seminário Estadual de Humanização em Saúde.