Nesta sexta-feira (22), duas crianças gêmeas, de um ano de idade, foram vítimas de afogamento na Barra de São Miguel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado. O chamado chegou à Central de Regulação das Urgências (CRU) às 9h51, informando que o afogamento teria durado cerca de 30 minutos.

De acordo com informações médicas repassadas à assessoria do Samu, ambas se encontram bem clinicamente, embora permaneçam em observação hospitalar.

As vítimas receberam os primeiros atendimentos na Central de Saúde Dr. José Gonçalves, no município. No entanto, devido à gravidade do caso, as crianças foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Uma das crianças, em estado mais crítico, apresentou parada cardiorrespiratória, precisou ser intubada e foi transportada pelo helicóptero Falcão 03, do Departamento de Aviação de Alagoas (DEA). Ao chegar à capital, foi recebida por uma equipe terrestre do Samu e encaminhada imediatamente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HGE.

A segunda criança foi transferida diretamente por uma equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) para o Setor de Observação Pediátrica do HGE.

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância da atuação integrada das equipes. Segundo ela, a agilidade da Central de Regulação das Urgências (CRU) foi essencial para que o serviço aeromédico e as USAs chegassem rapidamente, garantindo um atendimento eficiente e eficaz.

 

 

*Com Ascom Samu.