No Dia Nacional da Habitação, celebrado em 21 de agosto, Alagoas registra avanços históricos: A gestão do Governador Paulo Dantas, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), já contabiliza quase 10 mil moradias entregues ou em execução. A parceria entre Estado, municípios e Governo Federal está gerando a maior transformação habitacional em Alagoas nos últimos tempos.

Atualmente, Alagoas executa o maior programa habitacional de sua história recente, levando dignidade, infraestrutura e realizando o sonho da casa própria de milhares de famílias em todas as regiões do estado. Com o Programa Minha Casa, Minha Vida, a Seinfra já viabilizou a entrega de mais de 4.300 unidades habitacionais, contemplando a capital e o interior.

Além disso, mais 4.100 casas populares estão em fase de construção, beneficiando diretamente 34 mil alagoanos residentes em 10 municípios, dentre eles a capital, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Igaci e Penedo.

Já com os programas Vida Nova nas Grotas e Vida Nova na sua Casa, foram entregues para a população 319 casas construídas e outras 1.075 residências agraciadas com reformas estruturais, tudo isso com recursos próprios do tesouro estadual.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, reforçou que Alagoas tem muito a comemorar nesta data, visto que a habitação popular é uma pauta prioritária para a gestão do governador Paulo Dantas. “A habitação não é apenas uma política pública de infraestrutura. É uma política prioritária que leva dignidade, transforma realidades e oferece às famílias a oportunidade de viver com segurança, conforto e esperança. Nosso compromisso é continuar avançando com obras que mudam vidas”, destacou.

 

 

Milhares de vidas transformadas

Desde o início da gestão Paulo Dantas, quase 6 mil alagoanos já foram beneficiados com um dos programas habitacionais desenvolvidos pelo estado, um marco significativo para a política habitacional de Alagoas. Os investimentos vão além das grandes cidades: a Seinfra já contemplou municípios como Cacimbinhas, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Jequiá da Praia e muitos outros.

“Eu sou nascida e criada aqui em Cacimbinhas, e hoje eu estou realizando o sonho de ter minha casa própria e criar meus filhos”. Relata Josefa Nascimento, mãe de duas crianças e uma das dezenas de beneficiados no alto Sertão Alagoano.

“Quero agradecer a Deus e a vocês por estarem me dando essa oportunidade. Eu moro de aluguel há 18 anos, é uma vida muito sofrida e esse é um sonho realizado, muito obrigada por tudo”, agradece, emocionada, Ariane, moradora de Igaci, contemplada com uma casa.

 


Palmeira dos Índios: obra em fase avançada

Um dos destaques das ações em andamento é a construção de 400 unidades habitacionais em Palmeira dos Índios, que já está com 50% de execução concluída. A obra além de beneficiar 1.600 palmeirenses com a casa própria, também movimenta a economia local gerando cerca de 200 empregos diretos.

Moradia e dignidade para a capital

Alagoas comemora também o início da construção dos residenciais Walter Pitombo Laranjeiras I, II e III na capital, Maceió. Serão 736 unidades habitacionais, beneficiando mais de 2.900 maceioenses. Um investimento aproximado de R$125 milhões, reafirmando o compromisso do Governo Paulo Dantas com o desenvolvimento urbano e social da capital alagoana.

Sobre o Dia Nacional da Habitação

A data foi criada em 1964, em homenagem à aprovação da Lei do Sistema Financeiro de Habitação e da criação do Banco Nacional da Habitação (BNH). A iniciativa busca facilitar o acesso da população, sobretudo a de baixa renda, à casa própria, além de reduzir o déficit habitacional no país. São priorizadas as famílias em situação de risco e vulnerabilidade, as comandadas por mulheres e as integradas por pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes.