Na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (19), a vereadora Teca Nelma (PT) destacou dois temas centrais para o segundo semestre: a urgência da atualização do Plano Diretor da cidade e o fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, em alusão ao Agosto Lilás.

Durante discurso, Teca ressaltou que a capital está há 20 anos sem revisar o Plano Diretor, instrumento fundamental para o planejamento urbano. “Maceió segue em desacordo com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável. Não podemos adiar mais esse debate”, afirmou a parlamentar, cobrando que a Prefeitura finalize e encaminhe o projeto à Câmara.

A vereadora também deu continuidade às ações do Agosto Lilás e reforçou a importância da campanha, que simboliza o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Ela lembrou conquistas legislativas aprovadas durante seu mandato, como a inclusão do Agosto Lilás no calendário municipal, o programa Maria da Penha vai à Escola, a vedação da nomeação de agressores condenados pela Lei Maria da Penha em cargos públicos e a aprovação dos programas Órfãos do Feminicídio e Enfrentamento ao Feminicídio.

Apesar dos avanços, Teca alertou para os desafios ainda existentes. Citou o recente caso de feminicídio de Adjane Araújo da Silva, gari assassinada em Teotônio Vilela após o descumprimento de uma medida protetiva pelo ex-companheiro. “A morte de Adjane mostra a urgência de fortalecer a prevenção e garantir que medidas protetivas sejam cumpridas para salvar vidas”, disse.

Teca convocou os colegas a unirem esforços na construção de uma Maceió mais justa e segura. “Que este retorno às sessões seja também um chamado à responsabilidade coletiva desta Casa para garantir que nenhuma mulher precise conviver com o medo e a violência”, concluiu.