O Theatro Sete de Setembro, em Penedo, foi palco, nesta segunda-feira (18), do lançamento da Agenda Raíses – Rede de Apoio Integrada e Sustentável do Ecossistema Sul de Alagoas, iniciativa que nasce com a missão de transformar potencialidades locais em oportunidades de desenvolvimento. O movimento reuniu lideranças públicas, privadas e da sociedade civil para construir um futuro mais inovador, sustentável e inclusivo para a região.
Originada do Programa Líder – Lideranças para o Desenvolvimento Regional, a agenda Raíses é fruto de um ano e meio de trabalho de líderes dos 10 municípios do Litoral Sul de Alagoas — Pilar, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Coruripe, Piaçabuçu, Penedo e Feliz Deserto. Nesse período, foram identificadas vocações econômicas, culturais e sociais, definidas estratégias conjuntas e consolidada uma governança aberta, colaborativa e em constante evolução.
Durante a solenidade de lançamento, o superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, ressaltou a importância do Raíses como um movimento de integração regional. Ele destacou que o litoral sul concentra um conjunto de riquezas que precisam ser trabalhadas de forma estratégica para promover o desenvolvimento sustentável. “Nosso objetivo é juntar forças, unir lideranças para que exerçamos um papel transformador no estado de Alagoas. As potencialidades do litoral sul são enormes. Temos riquezas que vão desde a agricultura familiar, o artesanato e o turismo, até a cultura e a culinária, e precisamos identificá-las para caminhar juntos nessa transformação”, afirmou.
Vozes do território
A empreendedora e artesã Shirley Alencar, do município da Barra de São Miguel, emocionou o público ao trazer a perspectiva dos que vivem o cotidiano produtivo da região. Para ela, o Raíses é mais do que um projeto: é um símbolo de pertencimento e de união.
“O Grupo Raíses é a expressão viva de um movimento construído coletivamente. Nosso objetivo é trabalhar com a raiz do litoral sul, trazendo para o centro do processo o pequeno agricultor, o artesão e a marisqueira. É na unificação dos municípios e na valorização das pessoas que vamos crescer. Todos os municípios ganham quando trabalham juntos, e o Raíses vem justamente para promover essa união”, destacou.
O Prefeito da Barra de São Miguel, Henrique Pinto, é um dos grandes articuladores do projeto, que esteve presente na solenidade e reforçou que a iniciativa é estratégica para todo o estado. “O Raíses é de fundamental importância para o desenvolvimento da região sul, porque possibilita um crescimento sustentável e fortalece as cidades de maneira integrada. É motivo de alegria ter o Sebrae como intermediador desse processo, pois a instituição reúne a expertise necessária para conduzir esse grupo de líderes em um momento tão simbólico”, disse o prefeito.
Liderança em movimento
A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas, Iria Almeida, ressaltou a importância do protagonismo local na condução da agenda.
“Esse evento foi construído pelo próprio grupo, com o apoio do Sebrae. Nosso papel é justamente formar lideranças para que assumam o protagonismo sobre o seu território, buscando melhorias e desenvolvimento. O Sebrae estará sempre como parceiro, mas a essência do Programa Líder é que, ao longo do tempo, esses grupos funcionem de forma independente, fortalecendo a governança local e tornando-se protagonistas de sua própria transformação”, destacou.
Já a analista do Sebrae Alagoas, responsável pela condução do grupo, Tatiana Eigler, destacou que o lançamento do Raíses é apenas o primeiro passo de uma jornada que se projeta no longo prazo. “Estamos construindo uma governança viva, que se renova a cada etapa e se fortalece com a adesão de novos atores. Esse é um trabalho que exige cooperação, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento das pessoas e dos territórios”, afirmou.
O sucesso do programa contou também com a atuação dos facilitadores Roberto Maciel e Ana Carvalhal, amplamente reconhecidos pelos participantes pela condução do processo.
Futuro sustentável
Aberto à participação de novos parceiros, o Grupo Líder Raíses segue agora para a execução de sua agenda estratégica de desenvolvimento regional, que prevê ações voltadas para a inovação, o turismo integrado, a valorização cultural, a sustentabilidade ambiental e a inclusão produtiva.
Com uma base construída no diálogo e na cooperação, o movimento se propõe a ser exemplo de como a união de lideranças pode alavancar o crescimento regional. Mais do que impulsionar negócios, a Agenda Raíses pretende transformar vidas e consolidar o Litoral Sul como referência em desenvolvimento sustentável em Alagoas.