O Clube de Regatas Brasil (CRB) emitiu uma nota na noite desse domingo (17) lamentando o episódio ocorrido durante a final da Copa Paraíso das Águas Sub-13, quando o árbitro Andreo Richardson foi alvo de um ato racista.
Em um vídeo, é possível ver um torcedor arremessando uma banana em direção ao árbitro durante a partida, gesto que gerou revolta e repúdio no meio esportivo. Assista:
Em nota, o CRB classificou a atitude como “inaceitável” e destacou que ela fere diretamente os valores do esporte, que devem ser pautados pelo respeito, inclusão e diversidade. Confira na íntegra:
“O Clube de Regatas Brasil lamenta o episódio ocorrido na final da Copa Paraíso das Águas Sub-13, quando um torcedor atirou uma banana no árbitro Andreo Richardson. Esse ato de racismo é inaceitável e fere os princípios do esporte, que devem ser pautados pelo respeito, inclusão e diversidade.
O CRB repudia veementemente toda forma de discriminação e reforça seu compromisso com a luta contra o racismo, dentro e fora de campo, defendendo que atitudes como essa sejam punidas com o rigor necessário.”
Até a publicação desta matéria, o árbitro Andreo Richardson ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido.