O estágio é uma etapa essencial na formação de todo profissional. É um período marcado por descobertas, desafios e conquistas, em que o aprendizado vai muito além do conteúdo acadêmico, envolvendo também vivências que moldam habilidades e comportamentos para toda a vida. No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário, e o Sebrae Alagoas celebra essa data especial contando a história de pessoas que tiveram suas vidas e carreiras transformadas pela instituição.

Entre os protagonistas dessa história está Aldilene Freitas, que trabalha há mais de 20 anos no Sebrae Alagoas. A analista ingressou na empresa como estagiária e lembra dessa época com carinho. “Eu nunca tinha feito estágio antes. O Sebrae me surpreendeu porque não me deu só tarefas: me preparou para o mercado, para a vida. Aprendi a me portar, a escrever melhor, a lidar com pessoas. A profissional que sou hoje começou a ser moldada ali”, relembra.

O impacto foi tão profundo que, após um breve afastamento para concluir a faculdade, Aldilene voltou como funcionária. “Sempre digo que sou um caso de sucesso do programa de estágio. O Sebrae me fez romper limites que eu nem sabia que tinha. O que aprendi aqui foi um marco. Existe um antes e um depois do Sebrae.”

Para quem vai iniciar um estágio ou está em algum, Aldilene tem um conselho: “Se abrir de verdade para a oportunidade. O Sebrae acolhe todos igualmente, independentemente de onde você vem ou da sua história. Os estagiários chegam com origens e experiências diferentes, mas a recepção e o trabalho de integração são os mesmos para todos. Aqui, você amplia sua visão, descobre novas possibilidades e aprende de um jeito muito diferente da universidade, que nos dá a teoria, mas não a vivência prática e abrangente que encontramos aqui”.

Novas Gerações que Inspiram

Maria Eduarda Cunha é estagiária de biblioteconomia na Unidade de Gestão de Pessoas no Sebrae Alagoas e diz que encontrou na instituição um espaço para vencer seus próprios limites, como o desafio de falar em público. Ela surpreendeu a si mesma ao aceitar o desafio de falar em um microfone durante um evento interno. “Eu entrei em pânico, mas pensei: se não for agora, nunca mais vou conseguir”, conta, emocionada. O resultado? A descoberta de que era capaz. “Foi a sensação de que eu podia ir além. Aqui, eu aprendi que a comunicação é uma ponte, e eu estou construindo a minha, tijolo por tijolo”.

Ela atribui a conquista às oportunidades no Sebrae Alagoas e se motiva, revelando que vem novos desafios à frente. “No começo, eu achava que não ia conseguir enfrentar minha timidez, mas o ambiente aqui é tão receptivo que fui relaxando. Sempre gostei de organização, de lidar com documentos, mas agora estou expandindo: vou começar a atuar mais na parte de eventos, me aproximando das pessoas. É desafiador, mas estou gostando”, conta.

Eduarda não está sozinha nessa jornada. Eduardo Veith, estudante de ciência da computação e estagiário do Sebrae, chegou com experiência em outra área e se surpreendeu com a receptividade e as oportunidades de crescimento. “O Sebrae me mostrou que conhecimento não tem fronteiras. Aqui, cada dia é uma chance de aprender algo novo e contribuir de verdade”, diz.

Programa de estágio do Sebrae vem transformando estudantes e profissionais ao longo dos anos. Foto: Julio Vasconcelos

-

Inovações no Programa de Estágio 

Essas histórias emocionam, mas também revelam um trabalho estratégico por trás do programa. Para Ludmila França, coordenadora do programa de estágio do Sebrae Alagoas, a proposta atual foi redesenhada para ser mais dinâmica, estruturada e humana. “O novo programa de estágio do Sebrae Alagoas foi concebido de forma estratégica e humanizada, inspirado em boas práticas de mercado e nas necessidades reais dos estagiários. Ele vai muito além da vivência prática: conta com um plano estruturado que inclui integração ágil, rodízio de funções ou áreas e trilha de capacitação nos eixos técnico, comportamental e institucional, que integra o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)”.

Segundo ela, esse processo é feito com várias mãos. “O acompanhamento próximo de supervisores experientes, somado a avaliações e feedbacks, garante uma formação integral, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais, e promovendo o protagonismo e a inovação como parte da jornada”.

O programa de estágio atende estudantes de diversas áreas, como contabilidade, comunicação, tecnologia, entre outros. Além disso, oferece benefícios como bolsa, auxílio-transporte, seguro contra acidentes e acesso a uma ampla gama de cursos. Cada jornada é personalizada em parceria com os supervisores para alinhar a prática à formação acadêmica e às necessidades dos estagiários, além de incentivar o aprendizado em outras áreas de interesse. “Estagiar aqui significa viver uma troca real: o estagiário traz novas ideias, frescor acadêmico, e nós oferecemos um ambiente saudável, de referência nacional, que estimula a inovação e o protagonismo”, afirma Ludmila.

Em homenagem ao Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, o Sebrae Alagoas preparou um evento especial: o Estágio em Cena, um momento para celebrar não apenas as contribuições dos jovens talentos, mas também as trajetórias emocionantes que começam dentro da instituição.

A comemoração acontece no dia 18 de agosto em Maceió, e no dia 25, em Arapiraca. Mais do que uma celebração, é um convite à integração, ao reconhecimento e à inspiração. Porque no Sebrae, o estágio não é apenas um passo na carreira — é o início de histórias que transformam, fortalecem e permanecem.