Promovendo orientações, ações de enfrentamento e conscientização, a Prefeitura de Girau do Ponciano está realizando uma série de projetos de combate à violência doméstica contra mulheres. Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apresentam a campanha com o tema “Unidas Somos Invencíveis”, com o intuito de incentivar a luta feminina por direitos e pela preservação da vida. Além de palestras, eventos educativos e mobilizações sociais, o município realizará a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, fortalecendo o apoio às vítimas durante o mês alusivo.
A união entre as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Jurídica e Social reforça a importância de debater questões essenciais para a proteção da população feminina girauense. O foco principal da campanha nacional é a comemoração dos 19 anos da Lei Maria da Penha e os avanços judiciais perante ao acolhimento às vítimas, além das iniciativas sociais que promovem denúncias e ações de combate ao feminicídio.
O prefeito Bebeto Barros, ao lado do vice-prefeito Osvaldo Alexandre, apoia toda a programação e está desenvolvendo estratégias de enfrentamento junto ao parlamento estadual, por meio dos projetos de lei apresentados pelo deputado Gilvan Barros Filho.
“Combater a violência contra a mulher é fundamental para garantir um serviço social e público de qualidade. Nosso governo está desenvolvendo diversos projetos para acolher as mulheres girauenses e estamos comprometidos com a educação de crianças e adolescentes no que diz respeito ao combate às agressões físicas e psicológicas. A população feminina de Girau pode ter certeza de que a gestão municipal está oferecendo total apoio às vítimas, seja para realizar denúncias, encontrar abrigo ou garantir o cumprimento de todos os direitos sociais”, enfatiza o prefeito Bebeto Barros.
Confira a programação:
De 05/08 a 02/09
Capacitação com profissionais da Rede Municipal de Ensino (em todas as unidades municipais)
Tema: O papel da escola na escuta, acolhimento e encaminhamento
15/08
Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Tema: Prevenção, acolhimento e justiça
Local: Centro Cultural
De 18/08 a 26/08
Salas de espera nas UBSs com rodas de conversa sobre a violência contra a mulher
(Em todas as Unidades Básicas de Saúde)
20/08
Palestra para alunos, professores e comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino
Local: Escola Deputado Gilvan Barros
25/08
Blitz educativa de conscientização sobre a violência contra a mulher
Local: Avenida Tiradentes
26 e 27/08
Palestra com alunos do EJA da Rede Estadual de Ensino
Locais: Escola Estadual Gilvan Barros Filho (26/08)
Escola Estadual José Enoque de Barros (27/08)
29/08
Caminhada Lilás – 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher
(Use camisa branca ou lilás)
Concentração: Entrada da cidade