O Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11), é uma data especial para reconhecer e valorizar o papel dos alunos na escola e na sociedade. Para que possam desenvolver todo o seu potencial, é essencial que estejam inseridos em um espaço acolhedor, de convivência e aprendizagem significativa, que contribua para o seu bem-estar e desempenho escolar.
Estudantes, diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal de ensino comprovam que um ambiente escolar estruturado, climatizado e com merenda escolar de qualidade são alguns dos fatores que colaboram diretamente para o fortalecimento do processo de aprendizagem, colaborando para que os alunos desenvolvam habilidades e o sentimento de pertencimento.
É justamente nesse ambiente acolhedor e de pertencimento que a escola deixa de ser vista apenas como um local de desenvolvimento intelectual, passando a ser compreendida como um espaço também de bem-estar emocional, interação social e formação integral.
Em menos de quatro anos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem investido de forma significativa no aumento do número de vagas na Educação Infantil em 80%; na climatização das unidades escolares (são mais de 80 escolas e creches 100% climatizadas); dobrando o valor da aquisição da merenda escolar; e ainda distribuindo kits de fardamentos novos e completos para os milhares de estudantes da rede pública municipal de ensino.
Caminho eficaz
Com essa perspectiva, a educação pública do município de Maceió reconhece o estudante como um ser humano integral, composto por diversas dimensões além da cognitiva, como a física, emocional, social e cultural.
A coordenadora da Educação Socioemocional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Cristiane Rocha, explica que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que o desenvolvimento pleno do indivíduo deve abranger todas essas áreas de forma integrada e interdependente. Para ela, investir em um clima escolar saudável é também uma ação educativa, fundamentada em diversas evidências científicas.
“Promover um ambiente que favoreça a autorregulação da criança, por meio de uma estrutura que atenda às suas necessidades básicas, da vivência de aprendizagens socioemocionais, da boa convivência e do fortalecimento de vínculos, é um caminho eficaz para formar não apenas bons estudantes, mas cidadãos empáticos, resilientes e colaborativos”, pontua Cristiane.
Sonho transformado em realidade
Para Denize Paranhos, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Simone Ferreira Simão, é nesse espaço escolar acolhedor que muitas crianças encontram seu verdadeiro lugar de pertencimento. Ela conta que sempre refletiu sobre como seria uma educação ideal, uma preocupação constante ao longo de sua trajetória.
“Ficava vislumbrando e questionando como seria uma educação de qualidade e seus impactos na vida de uma criança. Era um sonho! Hoje é uma realidade que vai se expandindo aos poucos. No meu entendimento, nossas crianças precisam experienciar isso a maior parte do tempo”, afirma.
Segundo ela, o ambiente escolar contribui de forma decisiva para a formação da personalidade dos alunos. Ela explicou que quanto mais tempo em contato com bons estímulos, como afetos, rotinas saudáveis, valores, boa alimentação, esporte e ensino de qualidade, melhores serão os resultados para o desenvolvimento integral da criança.
“Estou muito feliz em compor uma equipe que trabalha diretamente com crianças da rede escolar. Isso interfere positivamente na construção da personalidade desde a primeira infância. O impacto disso será percebido no futuro, quando se tornarem adultos mais éticos, humanizados e saudáveis emocionalmente. É na escola que surgem estímulos para pensar, produzir, movimentar-se e interagir socialmente”, ressalta a diretora.
Fardamento
Mesmo muito pequenas, as crianças do Cmei Simone Ferreira demonstram vínculo afetivo com o ambiente escolar. Elas sabem o que gostam e não abrem mão de ir para a escola com o uniforme. Para elas, a farda representa orgulho e sentimento de pertencimento.
“Eu acho a roupa da escola bonita”, diz Laura Vitória. “Eu gosto de vir para a escola fardada”, completa outra criança, Maria Isabelly Nunes.
A aluna Alicia Lessa, da Escola Municipal Higino Belo, também expressou sua alegria ao falar da melhoria do ambiente escolar climatizado. “Gosto muito da minha escola. Estou muito feliz porque a nossa sala tem ar-condicionado e agora podemos estudar melhor”, enfatiza.
Para a diretora Jesus Leal, a fala da estudante revela como ela se reconhece como parte da escola, o que fortalece ainda mais o vínculo com a comunidade escolar.
Merenda Saborosa
Falar do ambiente escolar para a estudante da Escola Municipal Baltazar de Mendonça, Isrraelle Santiago, 10 anos, é destacar o quão importante é o espaço para interagir, ter amigos, se alimentar bem, se divertir e aprender.
“Adoro brincar nos brinquedos que a escola oferece. Aprecio também os momentos de estudo. Sou muito bem tratada pelos professores e pelos colegas. A merenda escolar é saborosa. Meu prato favorito é o cachorro quente. Adoro também as refeições com arroz e frango ou carne. São muito saborosas”, revela Isrraelle.
A estrutura da escola também foi lembrada pela aluna, como as salas climatizadas e a quadra esportiva. “A estrutura da escola é muito boa. As salas de aula são organizadas e possuem ar-condicionado, o que é ótimo, principalmente, em dias mais quentes. A quadra esportiva é espaçosa, proporcionando um ambiente agradável para praticar vôlei, futebol e outras atividades”, conta a estudante.