O festival de baixarias que o Congresso Nacional proporcionou à população brasileira mostra o quanto deixamos de dar importância às eleições proporcionais – para deputados e vereadores.
Se temos hoje, e é o que temos, o pior nível moral, intelectual e político entre os congressistas, como pudemos constatar, é o que nós construímos nos últimos anos e pleitos.
Sempre tivemos parlamentares e bom nível e outros de péssimo nível, mas agora a força da gravidade, com a ajuda decisiva das redes sociais, tem atuado para que cheguemos ao fundo do poço.
Entre os presepeiros que praticaram atos de violência e baixaria não há um só parlamentar que tenha construído uma trajetória de respeitabilidade ou que tenha se destacado na defesa dos direitos humanos e dos mais vulneráveis.
Até porque os seguidores da MAGA e os integrantes da família bolsonarista não se enquadram nos grupos acima mencionados: são bem aquinhoados e vivem de espalhar o ódio.
Que tenham, os acontecimentos, servido de lição para que identifiquemos as consequências dos nossos atos – inclusive eleitorais.