A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou quatro editais que, juntos, oferecem mais de 2 mil vagas para diferentes modalidades de ingresso. As oportunidades incluem mudança de curso, transferência de outras instituições de ensino superior, reabertura de matrícula para quem interrompeu os estudos e ingresso em nova graduação para quem já possui diploma. Os editais apresentam todas as exigências para participação no processo seletivo referente ao período letivo 2026.1.

A assessoria de Comunicação da Universidade explicou que para pessoas formadas em cursos de Graduação, o edital de Portador de Diploma oferece 71 vagas nos campi: A. C. Simões (Maceió), Engenharias e Ciências Agrárias (CECA/Rio Largo) , Arapiraca (Sede – Arapiraca e Unidade Educacional de Penedo) e do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia e Unidade Educacional de Santana do Ipanema).

Para concorrer, é preciso ter diploma de graduação ou Curso Superior Tecnológico, obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) nacional, na modalidade presencial ou EaD, grau bacharelado ou licenciatura, reconhecido pelo MEC, e ter ingressado no curso de origem por meio de Processo Seletivo Vestibular ou Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou outro processo seletivo equivalente.

Já o edital de Transferência Externa é destinado a discentes de cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior. São oferecidas 636 nos cursos da Ufal do Campus A. C. Simões, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Campus Arapiraca (Sede - Arapiraca e Unidade Educacional de Penedo), Campus do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia).

Nesse caso, é preciso ter realizado pelo menos uma edição do Enem nos últimos cinco anos e não ter zerado a prova de redação; ter vinculação atual em Instituição de Ensino Superior (IES), devidamente reconhecida pelo MEC, pública ou privada, em um curso igual ao pretendido na Ufal (curso com a mesma denominação), inclusive na mesma formação (bacharelado ou licenciatura) e modalidade presencial ou na modalidade a distância (EaD), conforme quadros de ofertas de cursos apresentadas no Edital.

O edital de Reopção é destinado a estudantes de cursos de graduação da própria Ufal. Nesta seleção são oferecidas 873 no Campus A. C. Simões, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Campus de Arapiraca (Sede - Arapiraca, Unidade Educacional de Palmeira dos Índios e Unidade Educacional de Penedo), Campus do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia e Unidade Educacional de Santana do Ipanema).

Para se candidatar às vagas de reopção é preciso ter concluído o primeiro período do curso de origem, com aprovação acima de 50% da carga horária; ter concluído até 60% da carga horária total do curso de origem; não ter completado o prazo para a conclusão do Curso de origem; possuir vínculo ativo (matriculado ou trancado) no curso de origem, referente ao semestre letivo 2025.1.

Por fim, o Edital de Reintegração é destinado a estudantes que apresentam status Cancelado da Ufal há, no máximo, 10 anos com saída por desistência ou tempo de curso expirado ou abandono, e que apresentem um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% da carga horária total do curso. São 972 vagas na modalidade presencial e Educação a Distância, disponibilizadas por meio do Processo Seletivo de Reintegração 2026.1.

*Com assessoria