Nesta quinta-feira (7), o prefeito de Branquinha, Neno Freitas, o vice-prefeito, Renato Purificação e a secretária de Saúde, Nilza Malta, estiveram no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió, para o lançamento oficial do Núcleo de Telessaúde de Alagoas com foco em gestantes de Alto Risco.

 

Com mais sete municípios alagoanos, Branquinha faz parte da iniciativa que é financiada integralmente pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), e terá duração de 36 meses. Com os serviços de Telemedicina e uso de tecnologias de Inteligência Artificial, o projeto visa auxiliar os profissionais de saúde nos indicadores de riscos, no monitoramento e na determinação de linhas de cuidado mais assertivas para o pré-natal adequado.

 

“Em Branquinha, nós já implantamos a Telemedicina, e de forma permanente, trabalhamos para garantir mais acesso, qualidade e eficiência no atendimento à mulher branquinhense, incluindo as gestantes. Com acompanhamento de pré-natal e outras ações, este projeto chega para fortalecer a nossa rede de assistência; rastreando precocemente os riscos potenciais que algumas gestantes podem estar expostas e nos possibilitando ofertar mais cuidados e atenção preventiva”, afirmou o gestor.

 

A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, o presidente da Câmara, Françuar, o vereador Fabiano Félix e profissionais da saúde municipal, também prestigiaram o lançamento.